Página Inicial > Pets > Cachorros > Dicas de Cuidados com os Beagles

Dicas de Cuidados com os Beagles

Os cães da raça beagle são considerados alguns dos mais inteligentes de sua categoria. De pequeno porte, são originários do Reino Unido, e hoje  ocupam a posição 161 segundo a Federação Cinológica Internacioal. Chamados também de sabujos, devido às suas características físicas, possuem pernas curtinhas e orelhas mais longas que dão a impressão de que se arrastam pelo chão. Os beagles são rastreadores natos – segundo consta, eles foram criados justamente para a caça e rastreamento de animais como os coelhos. De olfato extremamente apurado, estes cães ainda são apresentados em duas variedades distintas: os que possuem mais de 13 polegadas e os que possuem menos de 13. A raça existe há mais de mil anos, mas conforme consta em registros, teria sofrido certa moderação, o que fez com que estivesse quase extinta durante anos, e somente voltasse a ser vista por volta de 1830, ainda em seu país de origem

Os beagles não possuem temperamento arisco, o que faz dele uma ótima opção para cães de estimação. Por serem de uma raça altamente elaborada, não apresentam problemas genéticos, e por conta disso, são animais largamente usados em pesquisas científicas, o que vêm sendo muito questionado por grupos que pertencem ao sistema de proteção de animais.

Esta raça, segundo pesquisas, está entre os humanos há mais de mil anos. O que faz dela uma raça desenvolvida. Os beagles também estão presentes na literatura, na cultura pop, no cinema e na pintura. Um dos personagens de desenhos mais populares do mundo, o Snoop, é um exemplar de beagle.

De personalidade muito equilibrada, os beagles requerem alguns cuidados especiais, por conta de certas características físicas. Possuem orelhas longas, as quais precisam de limpezas constantes, para que se evitem infecções. Gostam de brincar e curtem muito carinho de seus donos. Possuem pelos curtos, mas que precisam ser escovados com frequência, ao menos uma vez por semana. Os banhos em exemplares de beagles não precisam ser constantes, a cada dois meses é mais do que suficiente.

Como possuem olhos muito grandes e com pestanas muito compridas, isto pode causar ao cão alguns problemas. Uma vez por semana é importante fazer limpeza na região, e inclusive cortar um pouco as pestanas, se sentir desconfortável a fazê-lo peça ao seu veterinário ou a um pet shop.

Quanto à alimentação, recomenda-se que não seja dada comida caseira para eles. Os beagles devem ser acostumados desde filhotes a comerem ração de boa qualidade, em particular a super premium. Vermifugação deverá ser feita duas vezes por ano.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!