Página Inicial > Dicas de Compras > Dicas de Como Escolher Uma Adega Climatizadora

Dicas de Como Escolher Uma Adega Climatizadora

Para quem gosta de apreciar bons vinhos sabe que o armazenamento das garrafas é fundamental para manter a qualidade da bebida. Além disso, armazenar corretamente as garrafas de vinho evita acidentes promovidos pela possível quebra das garrafas, assim como mantêm a segurança de garrafas que contenham safras especiais.

O correto, de acordo com os apreciadores de vinho, é manter as garrafas armazenadas em local refrigerado. Isto é possível  para quem possui uma adega climatizadora. Mas antes de sair comprando o equipamento, é preciso verificar se o tipo de adega trabalha com um sistema eletrônico que permite que a temperatura seja determinada pelo consumidor.  Esta é a função que irá garantir as condições ideais para o estoque do vinho em qualquer época do ano.

Hoje no mercado, há diversos modelos de adega climatizadora que podem ser escolhidos para atender as necessidades que cada um precisa. Para ajudar na decisão, veja algumas características fundamentais das adegas climatizadoras.

A primeira questão a ser observada é a capacidade de armazenamento de cada adega. De maneira geral, as adegas mais adequadas são as que armazenam até 20 garrafas. Já para quem aprecia muito mesmo os vinhos, e faz coleção de garrafas, há modelos que chegam a armazenar entre 100 a 200 garrafas.

Para quem deseja um pequeno armazenamento, há modelos que comportam entre 6 a 10 garrafas.

Basicamente, há dois sistemas de refrigeração apresentados nas adegas climatizadoras. Em restaurantes, por exemplo, as adegas costumam ser aquelas que apresentam o sistema por compressores, que ajudam a manter uma temperatura média sempre constante nas garrafas das bebidas.

Por outro lado, há as adeagas que trabalham com o sistema por troca de calor, porque não trepida, é mais vantajoso em residências – mas é preciso ficar atento ao clima da região onde se mora: se a temperatura passar dos 25ºC, esse tipo de adega acaba sendo ineficaz.

Além disso, as adegas possuem sistemas de alarmes e de travas, muito importante me casas que tenham crianças, por exemplo. Além disso, esse é um sistema que permite uma sinalização do tempo de abertura e evita que ela fique aberta por muito tempo, travando-a automaticamente ao fechar.

Outra opção que deve ser levada em conta antes de efetuar a compra é verificar o modelo que tem luz interna, pois isto poderá ajudar na hora de procurar as garrafas sem deixar a adega aberta por um tempo. Também é indicada a escolha de uma que possua porta de vidro, o que facilita ainda mais o acesso.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!