Página Inicial > Educação > Atividades Infantis > Dia da Bandeira Atividades Infantis

Dia da Bandeira Atividades Infantis

Atividades pedagógicas para o dia da bandeira

A bandeira nacional foi criada no ano de 1889 e foi desenhada com inspiração na bandeira do império que tinha sido criada pelo pintor francês Jean Debret.

Sua atual esfera azul, onde existe atualmente a expressão ordem e progresso, substituiu a antiga coroa representando o céu do Rio de Janeiro e também a constelação do Cruzeiro do Sul, como apareceu no dia da proclamação da República no ano de 1889. Foi então que no ano de 1992 uma lei modificou as estrelas colocando todos os 26 estados brasileiros e ainda o Distrito Federal.

A bandeira nacional é um orgulho a pátria e fica hasteada permanentemente na praça dos Três poderes, tradicionalmente ela é hasteada porém quando está exposta á noite ela deverá ser iluminada.

Conheça a seguir algumas atividades pedagógicas para serem realizadas no dia da bandeira

Uma atividade muito interessante que pode ser realizada principalmente com crianças de escola, é a ilustração do hino nacional, veja como fazer a seguir:

Nesta atividade é interessante separar as crianças em grupos de cinco pessoas, e estas deverão ser muito criativas para realizar a tarefa, que poderá até mesmo ter um prêmio no final, como por exemplo uma bandeirinha.

A brincadeira deverá envolver o hino nacional.

Os orientadores deverão dar a ordem de utilizar cada uma das estrofes do hino nacional, e criar um desenho que represente a estrofe, os resultados são bastante engraçados e divertidos. Se quiser poderá ser feita a apresentação do trabalho onde as crianças poderão citar por qual motivo escolheu aquele desenho, divertido não é verdade?

Existem várias outras atividades que podem ser feitas, assim como debates para que as crianças tenham a idéia de como funciona esta comemoração.

Como atividades também é possível se realizar conversas e discussões sobre o que é a pátria para cada um.

O que aconteceu no dia 7 de setembro.

A figura de D. Pedro I e sua importância para o Brasil.

Todos os símbolos da pátria.

O grito da independência e como foi a vida no Brasil antes e depois da independência. Você ainda poderá variar a sua programação, o que poderá dar um resultado muito interessante e positivo para as crianças.

Compartilhe: