Página Inicial > Entretenimento > Desenhos > Desenhos Animados: Scooby Doo

Desenhos Animados: Scooby Doo

Quem não conhece o cão dinamarquês covarde, mas adorável, que se aventura com sua trupe em inúmeras situações? No outono de 1969, estreava uma comédia de meia hora intitulada “Scooby Doo, Where Are You!”, onde Scooby Doo viajava pelo mundo com seus quatro amigos humanos – Fred, Daphne, Velma e Salsicha – para resolver mistérios assustadores.

O estímulo para o Scooby-Doo veio de Fred Silverman, que era o chefe da programação infantil da CBS. Silverman estava procurando um desenho animado diferente. Ele pensava, por exemplo, em episódios completos de trinta minutos ao invés dos curtas que passavam nas manhãs de sábado. Convocou, então, Bill Hanna e Joe Barbera, cuja empresa, Hanna-Barbera, era a responsável pela maioria das animações na televisão.

As histórias criativas e o carisma do Scooby-Doo e sua turma o tornaram um dos personagens mais populares do desenho animado. A produção continuou até 1993. E, em 2002, ainda foi lançado nos cinemas um filme com uma das histórias clássicas do grupo.

Na primeira versão do desenho, um grupo de adolescentes (Freddy, Daphne e Velma, a gênio do grupo) viaja pelos EUA, juntamente com Scooby e o seu melhor amigo, Salsicha, dentro de um furgão colorido chamado Máquina-Mistério. Scooby e Salsicha adoram fazer refeições juntos nas horas mais impróprias. Este formato persistiu por duas longas temporadas.

De 1972 a 1974, a animação recebe um novo título: “The New Scooby-Doo Comedy Movies”. Agora, o grupo encontra-se com seus ídolos da época como Mamma Cass (Mammas and the Pappas), the Globetrotters, Sonny e Cher e Don Knotts, A Família Do-re-mí, Phyllis Diller, todos auxiliando a desvendar enigmas.

Em 1976, o desenho é dividido em duas partes. Na primeira parte Scooby-Doo apresenta seus desenhos e, na segunda, há o “Dynomutt Show”, chamado no Brasil de “Dinamite o Bionicão”.

Uma mudança maior ocorreu em 1978, quando o sobrinho do Scooby-Doo – o Scooby Loo – é introduzido nas aventuras. Além disso, até 1980, o desenho ganhou mais 9 minutos, preenchidos com um episódio dos Ho-Holímpicos, rebatizado posteriormente de Scooby’s All-Stars. Era uma competição entre três equipes formadas pelos personagens clássicos de Hanna-Barbera.

Em 1982, surge “The Scooby and Scrappy-Doo/Puppy’s New Adventures Hour”, com histórias voltadas para um público mais infantil. Em 1984 é a vez de “The New Scooby-Doo Mysteries”, retomando o modelo original da série.

E, em 1988, o novo desenho “A Pup Named Scooby-Doo” é produzido.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!