Página Inicial > Receitas e Mesa > Delicioso Fricassé de Frango

Delicioso Fricassé de Frango

A palavra fricassé tem origem francesa e significa literalmente “guisar carne branca”. A técnica foi largamente empregada no preparo de carnes de aves, e também de cordeiro. O fricassé como o conhecemos na atualidade, teria chegado ao Brasil ainda no século XVIII, e desde então recebeu várias versões. Segue aqui uma das variações mais fáceis e deliciosas de fazer fricassé.

Para fazer esta deliciosa receita – fricassé de frango – serão necessários os seguintes ingredientes: 2 peitos de frango desossados – também pode ser feito com 1 peito, ou até mesmo sobrecoxa de frango, nesse caso é preciso fazer uma “limpeza” melhor nos pedaços; 1 tablete de caldo de frango, 1 lata de milho, 1 copo de requeijão cremoso
1 lata de creme de leite, 1 colher de sopa de farinha de trigo bem cheia, ½ lata de milho de leite, alho, cebola, azeitonas, palmito, queijo e tempero a gosto, batata palha.

Depois de organizar os ingredientes, siga o modo de preparo.

O primeiro passo é fazer a limpeza do peito de frango. Muitas pessoas não gostam de comer a carne da ave em virtude do cheiro que ela exala quando não é preparada de forma correta. Para isto, ferva 30 ml de água e escalde o frango. Em seguida, escorra a água, e siga para o preparo do filés.

Em seguida, coloque os filés já previamente temperados para cozinhar. Acrescente à água do cozimento o caldo de frango. Deixe no fogo por 20 minutos em panela de pressão. Desligue, retire os peitos da panela, espere esfriar e depois desfie, com a ajuda de um garfo. Reserve.

Feito isso, bata no liquidificador 1 lata de milho, 1 de creme de leite, 1 copo de requeijão, meia lata da de milho de leite, e 1 colher de sopa de farinha de trigo. Reserve.

Enquanto isso, corte a cebola picadinha e refogue com alho. Deixe dourar por dois minutos e acrescente o frango desfiado. Tempere ainda com o com cheiro verde e outros temperos que desejar. Aqui também pode ser acrescentado um tomate picadinho, sem sementes e sem pele. Evite usar molho de tomate, pois é muito ácido, e a mistura não ficará na panela por muito tempo.

Acrescente o creme – mas reserve um pouco dele -, coloque as azeitonas e os palmitos picados. Verifique o sal e acrescente pimenta do reino, caso deseje.

Coloque toda a mistura em um refratário, dispondo o queijo em camadas alternadas com o que sobrou do creme. Leve ao forno por 5 a 8 minutos para derreter o queijo. Salpique com batata palha. Sirva com arroz branco e salada verde.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!