Página Inicial > Bem-Estar > Yoga > Definindo o Que é Yoga

Definindo o Que é Yoga

Muito tem se falado a respeito de práticas alternativas, nos tempos atribulados de hoje, no intuito de estimular com que as pessoas consigam ter uma vida mais equilibrada e manter, assim, uma relação melhor com o corpo e a mente.

A yoga é uma filosofia muito antiga, cuja origem remonta aos tempos milenares da antiga Índia. Hoje a prática da yoga figura no mundo inteiro, também como sendo a prática mais traz benefícios ao corpo e a mente – e que tem angariado cada vez mais adeptos, juntamente por trabalhar a concepção do holístico, ou seja, trabalhar o humano em sua totalidade.

A palavra yoga significa união e a prática visa a integração da mente, do corpo, bem como a todas as emoções. Isto porque o objetivo maior da prática da yoga é atingir um equilíbrio, com o qual o ser seja capaz de conviver bem com os próprios sentimentos, pensamentos e obter, simultaneamente, um relaxamento corpóreo, a tranquilidade mental, concentração, clareza nos pensamentos e percepção interior. Tudo aliado a um fortalecimento do corpo físico e ao desenvolvimento da flexibilidade.

Há diversas modalidades – ou técnicas – da prática do yoga, que foram desenvolvidas ou adaptadas ao longo de sua existência. Para quem deseja se iniciar na prática de yoga, precisa ficar atendo e escolher a que melhor se encaixa em sua filosofia de vida – bem como a possibilidade de realizar os exercícios, que segundo os grandes mestres, devem ser praticados, ao menos, duas vezes por semana, para que surta o efeito esperado. Menos que isto, pode levar ao praticante à desistência, uma vez que os resultados somente começam a aparecer após certo período de treino.

Muitos médicos têm indicado a prática da yoga a pacientes que apresentam algum tipo de transtorno emocional como ansiedade ou problemas físicos, como os de coluna e até mesmo pressão alta. Isto porque a yoga conduz o praticante a uma série de benefícios ao ser, e que não se restringem apenas a um aspecto.

São benefícios físicos, mentais e emocionais. E, para quem apresenta problemas com articulação, não há melhor prática. Ele alonga todas as partes do corpo, ao mesmo tempo que massageia todos os órgãos internos, promovendo uma maior e melhor circulação sanguínea, um aumento na oxigenação do cérebro, e ativação de todas as glândulas hormonais. Ao mesmo tempo, promove um relaxamento na mente, e um aumento na qualidade de vida, em particular dos que vivem as pressões do dia a dia.

Portanto, a yoga deve ser vista muito mais do que uma simples atividade física, mas uma filosofia de vida.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!