Página Inicial > Artesanato > Decoupagem Para Iniciantes

Decoupagem Para Iniciantes

A versatilidade do artesanato permite que uma diversidade de técncias sejam desenvolvidas por pessoas de todas as idades, de classes sociais distintas e culturas das mais diversas. O artesanato ainda permite a criação de peças que podem servir não somente como objetos úteis, mas também como elementos decorativos. E não fica apenas nisso. Há uma gama de possibilidades de usos de materiais, como é o caso dos recicláveis, que têm sido a bola da vez dentro do universo do artesanato.

Para aqueles que estãocomeçando a enveredar nos caminhos do artesanato, uma boa pedida é trabalhar com a técnica da decoupagem, em particular as que são realizadas em madeiras. Consideradas fácies, são gostosas de serem trabalhadas e para o artesão, que vê o resultado de seu trabalho, sentirá um reconhecimento incrível.

O primeiro passo é saber o que é decoupagem. Trata-se de uma técnica bem simples, que consiste em fazer colagens com desenhos de papel ou guardanapos em vidros, e em especial em madeiras. O segundo passo, é escolher o objeto onde será feita a aplicação da decoupagem. Depois, organizar os materiais para a produção artesanal.

Todos os produtos necessários para desenvolver a técnica da decoupagem podem ser encontrados em lojas especializadas na revenda de material para artesanato ou até mesmo em bons armarinhos.

Para fazer um trabalho artesanal dedecoupagem em caixa de MDF para iniciantes serão necessários os seguintes produtos: caixa de madeira, papel para decoupagem, cola para decoupagem, lixa, tesoura, pincel, tinta para artesanato branca, e tintas em cores predominantes do desenho que será aplicado,  e verniz.

A peça em madeira deverá ser preparada para receber a decoupagem. Lixe-a com lixa 120, até que fique bem lisa, sem nenhum tipo de rebarba. Em seguida, pinte a caixa com fundo branco.

Aguarde a secagem da primeira demão. Dê uma segunda demão, espere a secagem. Caso queira acelerar o processo, seque a tinta com o auxílio de um secador de cabelos na temperatura fria. Lixe novamente, com leveza. Aplique uma demão de tinta da cor principal do desenho.

Espere a secagem. Enquanto isto, recorte a figura que será aplicada no topo da caixa. Corte-a com cuidado. Passe cola no local em que irá a imagem. Aplique com o auxílio de uma folha plástica, empurrando sempre em direção ao centro da figura.  Aguarde a secagem. Pincele em toda a peça verniz para finalização.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!