Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Jardim > Decorando a Casa com Violetas

Decorando a Casa com Violetas

Conheça Um Pouco Mais Sobre Flores: As Populares Violetas

As violetas talvez sejam uma das plantas de florescência mais usadas nas decorações das casas, por exigirem cuidados não muito específicos, além de necessitarem de pouco espaço para o seu cultivo. Também não se pode confundi-las com as violetas – africanas. Inclusive, estas últimas, nem pertencem à família das Violaceae – e às violetas se incluem uma diversidade de espécies dentre as quais estão os amores-perfeitos.

 

as violetas

 

Segundo os especialistas na planta, seu cultivo remonta à Grécia Antiga, pois há referências feitas pelo poeta Homero em seus escritos, nos quais descrevia a violeta como sendo a flor que apartava a ira dos homens e dos deuses.

 

decoracao de casa com violeta

 

As violetas também eram usadas à época do poeta para fazer guirlandas, prevenir dores de cabeça e evitar enjoos. As violetas também foram muito cultivadas pelos chineses, que utilizavam as flores para além de fins decorativos, também medicinais. Outros, já afirmam que a flor tenha se originado na Tanzânia.

 

vasos de violetas

 

Inclusive muitos estudos foram e são realizados com este espécie de flor, cujo intuito é descobrir um pouco mais em suas folhas e flores, substâncias que sejam capazes de tratar diversos tipos de doenças de pele. Há num hospital londrino um tratamento realizado em pacientes com eczemas graves, totalmente à base de uma substância extraída da violeta.

 

violeta

 

A partir das substâncias das violetas são produzidos vários tipos de cosméticos, destinados à limpeza de pele e tratamentos capilares.

 

violeta flores

 

As violetas são flores pequenas, muito bonitas, exalam pouco perfume e sua florescência ocorre muito bem em ambientes que mantenham uma temperatura de até 25º. C. As folhas das violetas são carnudas, aveludadas e de verde bem escuro. Já as flores apresentam coloração roxa, lilás, rosa e mesclados com branco.

 

violetas

 

Ideais para qualquer tipo de espaço e estilo, as violetas ficam bem em vasos de barro, potes de vidro ou até mesmo em pequenos vasinhos de alumínio ou plástico coloridos. Embora não necessitem de muito cuidados, não se deve deixar as violetas expostas à luz direta, pois esta pode queimar as flores.

Também não é recomendável regar diretamente as folhas da plantinha, porque elas apodrecem se receberem excesso de água. Agora é escolher uma de suas janelas e distribuir várias violetas para iluminarem o seu ambiente.

Compartilhe: