Página Inicial > Educação > Cursos Universitários: Faculdade de Fonoaudiologia

Cursos Universitários: Faculdade de Fonoaudiologia

Os cursos ligados a ciências humanas e biológicas em geral exigem mais da sensibilidade de seus candidatos, pois são profissões que lidam em grande parte diretamente com as pessoas.

O curso de Fonoaudiologia é bastante interessante e precisa que o candidato tenha grande dedicação aos estudos. Essa é uma ciência que faz a pesquisa, a prevenção, o diagnóstico, a habilitação e a reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral, da escrita e da leitura, ou seja, esse profissional cuidará de questões ligadas a comunicação oral e escrita das pessoas.

O profissional (o fonoaudiólogo) será responsável pelo tratamento de deficiências na fala, na audição e na voz do paciente, em geral ela conta com a parceria de outros profissionais da saúde como os fisioterapeutas, neurologistas, psicólogos, dentistas e otorrinolaringologistas. Além de tratar os problemas esse profissional também sairá capacitado para trabalhar em clinicas, consultórios, escolas, veículos de comunicação, hospitais e principalmente auxiliar profissionais que se utilizam da sua voz, como cantores e locutores.

O curso superior de Fonoaudiologia inclui disciplinas de áreas de conhecimento variadas, entre elas ciências biológicas, ciências da saúde, anatomia, genética, física acústica, metodologia da pesquisa, fisiologia, patologia, psicologia, pedagogia, ética profissional, entre outras. E para concluir o curso superior que tem duração média de quatro anos é preciso que o aluno apresente uma monografia.

O mercado de trabalho para esse profissional é amplo, em geral a maioria das vagas são em hospitais públicos, privados, clinicas e escolas.

Já existe uma ampliação das políticas publicas em saúde em que os fonoaudiólogos devem estar inseridos, afinal o trabalho do especialista em motricidade oral e audiologia é de grande importância, principalmente com bebês.

Trabalhos remotos com locutores, apresentadores e políticos também são comuns, pois é preciso trabalhar o aperfeiçoamento da articulação, entonação, respiração e pronuncia. Outro ramo importante é na reabilitação oral comum em pacientes com problemas congênitos ou de sequelas.

Para que o fonoaudiólogo exerça sua profissão ele precisará se graduar e em seguida ter seu diploma registrado no Conselho Regional de Fonoaudiologia. Em média o salário inicial desse profissional fica em torno de R$1.630,00.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!