Página Inicial > Pets > Aquários e Peixes > Cuidados com Peixe Guppy (Peixe Solitário)

Cuidados com Peixe Guppy (Peixe Solitário)

O Peixe Guppy tem como características ser um animal ovovíparo, ou seja para quem não conhece o termo, ele costuma fertilizar os ovos em seu corpo e ali eles são mantidos até que exista o nascimento dos filhotes. As fêmeas da raça costumam atingir sua maturidade sexual com apenas três meses e gestação. Sua gestação costuma acontecer em no máximo 30 dias, e o intervalo entre os partos pode ser um pouco maior. Suas ninhadas surgem entre 30 a 60 filhotes porém poderão variar muito. Normalmente as quantidades de filhotes dependem de diversos fatores, como o tamanho da fêmea bem como a sua qualidade de criação e também sua alimentação.

 

aquario com peixe guppy

 

Existem vários criadores que atingem valores médios mais elevados e costumam selecionar e reproduzir somente os peixes maiores. Sua proporção é de 50% para cada um dos sexos ao nascimento dos filhotes, e ainda a sua primeira gestação normalmente gera poucos filhotes, e a fêmea grávida costuma ficar um pouco mais gorda.

 

comprar peixe guppy

 

O canibalismo da raça uma situação comum

O canibalismo dos filhotes acontece de forma bastante comum na espécie, e depende das linhagens. Existem muitas mães que costumam ignorar seus filhos e os devoram. Para que isto não aconteça deverá existir alguma forma de proteção ou seja, através da criação de peixes com plantas densas, escorredores plásticos de macarrão ou mesmo qualquer tipo de dispositivo que possa servir de abrigo para os filhotes. Uma dica interessante é não empregar as criadouras comerciais pequenas, que normalmente são vendidas em lojas já que geram estresse nos animais e desta forma geram problemas de formação e doenças.

 

peixe guppy

 

O macho da raça poderá fertilizar normalmente entre 3 a 5 fêmeas e esta proporção é a mais adequada para elas já que ás vezes existe um incessante cortejo dos machos que também poderá gerar um estresse nas fêmeas. Dois machos devem ficar por aquário o que é uma medida preventiva para que em um raríssimo evento exista um dos peixes estéreis.

 

peixe guppy azul

 

O aquário de criação destes peixes deverá contar com um tipo de filtragem e aquecimento, é interessante que exista também algo como cinco litros de água por peixe, apesar desta proporção poder ser de até um litro.

 

peixe guppy de aquario

Compartilhe: