Página Inicial > Pet > Cuidados Para Se Ter no Inverno Com Seu Pet

Cuidados Para Se Ter no Inverno Com Seu Pet

Quem tem um pet em casa precisa ficar bem atento ao período do ano que se aproxima. Isto porque é no período de mais frio – outono e inverno – que algumas doenças consideradas como crônicas podem se desenvolver em gatos e cães, mas principalmente nestes.

Há certa controvérsia no que diz respeito quanto aso animais sentirem ou não frio. De acordo com uma maioria maciça, os animais sentem frio, em particular os cães de pelagem curta, ou sem pelos. Por isso, é importante mantê-los aquecidos, em particular quem vive em locais onde as temperaturas tendem a ser mais baixas do que a média. Colocar algum tipo de agasalhado com roupinhas especial para pets, cobertor nas caminhas para mantê-los  confortáveis e protegidos é regra.  Mas, caso o seu cão tive porte grande, é bom forrar o chão com um cobertor. Mas não os aqueça em demasia: isto provoca queda nos pelos.

Os banhos ainda podem continuar a serem dados e com a mesma frequência. Acontece que alguns cuidados com orelhas, por exemplo, devem ser redobrados, visto que há uma maior incidência de infecções no inverno. Caso tenha um local que ofereça banho a seco, pode ser uma ótima opção para períodos mais frios.

Cuidado com certas doenças. É no inverno que alguns animais ficam expressivamente mais sensíveis e, portanto, propensos às viroses. Cães e gatos costumam ser mais acometidos por resfriados, gripes que. Caso elas não sejam tratadas da maneira que se deve, é possível que venha a se desenvolver até mesmo uma pneumonia. Se o animal espirra com frequência, tosse e parou de comer, pode estar com pneumonia. Os sintomas devem ser examinados pelo o médico veterinário urgente, por que a pneumonia pode ser fatal se não for tratada.

Outros são ainda os pontos preocupantes que devem ser observados nos animais, mas não necessariamente durante o inverno, e sim o ano inteiro. Em especial alguns animais que já estão mais idosos, apresentam outros problemas como calcificações, artrose ou hérnia de disco. Em temperaturas baixas eles podem sentir muitas dores, o melhor remédio é aquecê-los para suavizar o desconforto.

Vale ainda salientar que os cães e gatos precisam ser levados com regularidade ao veterinário para consultas periódicas. Também é importante vermifugá-los a cada seis meses e vaciná-los contra as principais doenças. Os animais merecem todos os cuidados necessários para terem u vida boa e feliz ao lado de seus donos.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!