Página Inicial > Animais > Cuidados Gerais Com os Hamsters

Cuidados Gerais Com os Hamsters

Hamsters são cricetos – mamíferos roedores, que se originaram na Ásia e na África. São encontrados no mundo inteiro na forma de animais de estimação. A sua nomenclatura é de origem alemã e significa “aquilo que acumula ou armazena”. O nem de fato se deve a uma das principais características desse bichinho, já que em suas bochechas ele é capaz de armazenar grande quantidade de comida.

 

Quem possui um hamster ou vários em casa, precisa ter alguns cuidados gerais com estes animaizinhos que são roedores. Os hamsters dentro da gama de possibilidade de animais de estimação, não são os que demandam mais cuidados nem os que são os mais caros na hora de fazer a aquisição. Contudo, como todos os animais, precisam de certas atenções.

 

Como são animais noturnos, ou seja, durante o dia eles dormem, gostam de brincar apenas na parte da tarde. Não possuem uma expectativa de vida muito longa – vivem entre um ano e meio a dois – , por isso, todo  cuidado com o seu exemplar é pouco.

 

Os melhores exemplares para se ter em casa são os chamados hamsters sírios ou dourados. Mas vale aqui a orientação: comprar apenas um exemplar de cada. Eles são animais territorialistas, e brigam por conta do espaço. Então, cada um precisa de sua gaiola. Faça ainda a aquisição de um exemplar que tenha entre 4 a 8 semanas. Verifique se eles já estão com os olhos abertos e as orelhas em pé. Ele ainda não pode morder o dono, quando este for pegá-lo. E não deve estar ferido, caso tenha uma dessas características, decline da compra.

 

Os hamsters precisam morar em gaiolas, onde possam fazer exercícios físicos, já que são animais que precisam de muita atividade. Também é importante a preparação da gaiola. É necessário espalhar serragem em seu fundo, bem como deve haver no interior da gaiola algum tipo de material que sirva como cama para o hamster. Não use jornais velhos, como muitos têm  o costume de fazer. Os hamsters são roedores e vão comer o jornal e a tinta usada na impressão do texto é venenosa para eles.

 

Como são animais onívoros, comem vegetais. Eles precisam de sementes, frutas frescas, vegetais e proteína animal. Escolha uma mistura própria para hamsters que inclui amendoim e sementes, além de rações para roedores, que contêm proteína animal.

 

Os hamsters precisam ainda de muita água, mas os recipientes internos ficam sujos rapidamente, então opte pelos modelos externos.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!