Página Inicial > Filhotes > Cuidados Gerais Com Gatos Filhotes

Cuidados Gerais Com Gatos Filhotes

Quem vai levar alguns gatinhos filhotes para casa, ou ainda, tem uma gatinha que acabou de dar à luz, fique tranquilo. Embora os recém-nascidos exijam alguns cuidados, eles não são tão difíceis quanto os cuidados que devem ser dados aos cães quando estes acabam de nascer. Porém, é importante ficar atento a alguns cuidados e observar algumas necessidades que os gatinhos, por ventura, venham a ter.

Antes mesmo de os gatos nascerem, no caso bem específico para quem tem uma gata parturiente, o ideal é deixar já preparado o ambiente onde os gatinhos irão nascer e permanecer pelos primeiros dias. O ambiente deve ser seguro, tranquilo, com temperatura ideal e que dê conforto tanto para a mãe como para os filhotes.

Procure reservar uma caixa de papelão uma semana antes da data prevista para o parto. A gatinha já para de comer e vai procurar a caixa, assim que sente os primeiros sinais de que o parto se aproxima. O parto começa com as contrações, mas, se a fêmea estiver fazendo força por muito tempo ou perder mais de uma colher de sopa de sangue e nenhum filhote nascer, é necessária a intervenção veterinária.

O intervalo entre os nascimentos dos filhotes pode durar de 10 minutos a duas horas. A própria gata corta o cordão umbilical e lambe o filhote para estimulá-lo e secá-lo. Pode ser que a gata coma a placenta, pois, por instinto, a fêmea mantém o ambiente limpo, para não atrair predadores. A caixa deverá ser mantida forrada, com panos que aqueçam o local. Isto porque se os filhotes não estiverem protegidos de maneira adequada, podem morrer de hipotermia.

A gata passará a ficar com os gatinhos na caixa por um bom tempo. Ela cuidará de toda a limpeza do local, bem como da limpeza deles.  Ela deixa a caixa apenas para fazer as próprias necessidades.  Há também outro cuidado é deixar a comida próxima à caixa para que ela nãos e afaste por muito tempo de seus filhotes.

Algumas gatinhas menos hábeis, costumam rejeitar os filhotes, caso aconteça, fique de olho, pois será necessário oferecer leite aos gatinhos em uma mamadeira. Aos 15 dias, os filhotinhos  já estão com os olhos abertos e dão os primeiros passos. A partir dos 45 dias, já podem ficar distantes da mãe, embora seja recomendável que isso aconteça apenas a partir dos 60 dias de vida.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!