Página Inicial > Pets > Gatos > Cuidados Gerais Com a Alimentação do Seu Gato

Cuidados Gerais Com a Alimentação do Seu Gato

Os gatos são animais muito curiosos. Independentes ao mesmo tempo em que são bastante preguiçosos. Gostam de conforto e vida bem mansa, mesmo. Quanto mais fofa for a almofada, é nela mesmo que ele fica o dia inteiro, comendo bebendo. Se for um gato exemplar caseiro, esqueça-o por completo. Ele vai querer dormir, comer, dormir e comer, em especial, se os anos já tiverem se passado para ele. E para o dono, este comportamento é quase conveniente: não dá trabalheira, não exige muito e vai se levando a vida.

Acontece que essa rotina tão tranquila, pode acarretar uma série de problemas na saúde de seu querido e amado gatinho, uma deles é a obesidade. Portanto, é importante ficar atento à preguiça d animal, colocá-lo para brincar e se exercitar e dar apenas alimentos saudáveis e adequados que a raça exige.

A alimentação de um gato deve ser muito balanceada, e não apenas apetitosa, como algumas propagandas sugerem. Os gatos, por natureza, são felinos que gostam de se alimentar de carne, isto porque eles como caçadores, em suas raízes longínquas, alimentavam-se quase que exclusivamente de outros animais. Em seus genes, isto não mudou muito. Eles precisam de certa quantidade de proteínas para que se desenvolvam com saúde e força. Por isso, é essencial fazer uma alimentação bastante balanceada. De preferencia mesclando a ração seca e a úmida.

A mistura das duas rações na alimentação dos gatos ajuda a equilibrar outro problema: o consumo de água. Gatos não são adeptos de beberem líquidos em quantidade suficiente ou necessária. Também isto se motiva por questões genéticas. A ração úmida tem uma quantidade muito maior de água, quase 80%, o que ajuda a suprir a falta de ingestão de água. Gatos são altamente propensos a desenvolverem problemas renais, justamente por conta da ingestão baixa de água.

Também fique atento se seu gato for castrado. Gatos que passam por esta intervenção ficam mesmo mais gordinhos, então ponha – os para brincar mais. Os gatos precisam de ao mesmo uma hora de atividade pela manhã e uma à tarde. A tendência é que com o passar dos anos eles fiquem realmente mais preguiçosos e não queiram brincar tanto. Se este for o caso, diminua a quantidade de comida oferecida a ele durante as refeições. Assim, é uma forma de evitar que ganhe ainda mais peso, com riscos de desenvolver ainda outros problemas de saúde.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!