Página Inicial > Pets > Cachorros > Cuidados e Características dos Poodles Toys

Cuidados e Características dos Poodles Toys

Poodle é uma palavra que vem do francês “caniche” , mas ao contrário do que o próprio nome afirma, esta raça canina não possui origens francesas, mas sim, origens alemã. Tanto é que por muito tempo os alemães e franceses brigaram entre si pelo reconhecimento dessa “paternidade”, que acabou sendo garantida aos alemães. Afetuosos, carinhosos e muito dóceis, podem ser irritadiços se não receberem adestramento desde ainda bem filhotes. Há basicamente três tipos de poodles: os gigantes, os médios e os toys.

Os poodles toys existem desde 1700, e surgiram a partir de misturas feitas entre exemplares da própria raça. Não são cães de difícil trato, mas conforme foram sendo realizadas as misturas para obtenção de vários tipos de poodles, algumas enfermidades foram também aparecendo e passaram a ser características desta espécie. Os poodles toys podem sofrer de halitose, doenças periodontais, cegueira hereditária e catarata. Muitos deles, se não forem ao veterinário com certa frequência, podem apresentar cegueira muito rapidamente, antes mesmo de atingirem a fase da maturidade. Sem contar que as poodle fêmeas estão entre as cadelas que mais desenvolvem câncer de mama entre os cães.

Eles excelente companhia para as crianças, os poodles são também conhecidos como barbone e caniche, o nome da raça deriva da palavra alemã “pudel”, que significa “chapinhar na água”.

Os poodles toys, assim como os demais de sua raça, têm uma pelagem muito forte, na qual podem ser usados todos os tipos de xampus e condicionadores. As tosas higiênicas na barriga e bumbum, óculos e topete, são obrigatórias e, precisam ser frequentes. Deve-se também aparar orelhas, arredondar ou aparar as patas para que os dedos fiquem à mostra, e arredondar o pompom. As unhas devem ser cortadas todo mês e sem esquecer o quinto-dedo.

Os poodles toys chegam a medir entre 25 a 35 centímetros, vale salientar que a medida é sempre considerada a partir do exemplar macho de maior estatura do grupo.  O peso pode ficar entre 2,0 quilos a 2,5 quilos,  isto quando os cães já estão e sua fase adulta. A pelagem é em geral na forma encaracolada, cacheada ou ainda encordoada. A coloração costuma ser bem variada, indo do branco ao preto, do cinza ao marrom, e com uma passagem pelo caramelo/damasco.  A expectativa de vida gira em torno de 12 a 15 anos,  e os toys pertencem ao grupo 9, sendo, portanto oficialmente um cão de companhia.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!