Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Cuidados e Dicas de Decoração de Quartos de Idosos

Cuidados e Dicas de Decoração de Quartos de Idosos

Cada vez mais existe vigor e uma maior qualidade de vida na terceira idade, e no lar é imprescindível se realizar algumas considerações que sejam relacionadas a segurança bem como os confortos dos ambientes. E quando a idade chegar, junto dela vem a falta de visão bem como a mobilidade. Por isso é importante adaptar o espaço para compensar todas estas limitações físicas e também melhorar o projeto de arquitetura.

Uma dica bastante importante é a colocação de pisos que tenham superfície natural, principalmente dentro de casa para evitar acidentes e escorregões.

Uma sugestão interessante de revestimento para evitar estes problemas são os porcelanatos, que devem ter uma superfície natural da linha Mineral da Potobello por exemplo.

Dicas para o interior

Quanto mais o ambiente for claro melhor será. E isto deverá facilitar e muito a percepção de objetos a longas distâncias, por este motivo procure apostar em uma iluminação interessante tanto artificial como natural.

Para o quarto por exemplo, é interessante utilizar cores que sejam mais leves, e não se esqueça do interruptor de luz que deverá ficar perto da cama, sempre na altura do colchão para que não se tenha que o procurar no escuro. Ter sempre um telefone por perto também é uma dica interessante por isso, uma extensão no quarto é importante.

Outra alternativa é esquecer os tapetes. Caso o local seja frio, procure escolher tapetes baixos e procure os fixar com fitas especiais para tapetes.

Quanto a cama, utilize sempre camas convencionais, que sejam mais baixas, facilitando assim o cotidiano da hora de se levantar, outra dica interessante que pode ser usada, é utilizar iluminação dentro do guarda roupa, caso não seja possível, vale lembrar que o quarto com uma boa iluminação facilita muito o trabalho.

Ter um banco, cadeira ou até mesmo uma espreguiçadeira no quarto é bem interessante, facilitando assim bastante para os idosos a colocação de sapatos e meias.

As maçanetas da porta também deverão ser lineares. Devem contar com sistemas de alavancas antiaderentes para que as mãos não escorreguem quando for utilizar as entradas.

Compartilhe: