Página Inicial > Pet > Cuidados Com Tartaruguinhas de Aquário

Cuidados Com Tartaruguinhas de Aquário

Algumas pessoas têm por animal de estimação um cão, um gato, um pássaro, peixes em aquário. Outras já preferem os mais exóticos como as tartaruguinhas d’água. Uma ótima opção para quem vive em locais pequenos, como apartamentos. Também são ótimos animais para crianças, uma vez que os cuidados são básicos e elas podem começar a desenvolver algumas responsabilidades, como a de cuidar de seus queridos pets.

Há dois tipos de tartaruguinhas d’água: as Trachemys dorbignyi, popularmente conhecida como tartaruga-tigre-d’água, não pode ser comercializada. É encontrada em rios e lagos, além de todos os banhados do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina; e as Pseudemis scriptis elegans, a única que pode ser comercializada no Brasil. Ela não é nativa da fauna brasileira, é originária do sul dos Estados Unidos.

As tartarugas d’água podem chegar aos 25 cm de comprimento, mas esta é um tipo de informação que somente poderá ser confirmada quando estiverem já na fase adulta, por volta dos 5 ou 6 anos. Curiosamente, a fêmea costuma ser maior e com a cauda mais encurtada. O macho, é menor e com a cauda mais alongada, além de volumosa. O macho ainda possui as garras dianteiras mais alongadas do que as da fêmea.

Estas tartaruguinhas vivem em aquários de água doce. Os aquários devem ser adequados a estes tipos de animais, e os seus donos devem ter alguns cuidados ao ter um exemplar em casa. por exemplo, é importante que o aquário seja mantido com tampa, isto porque estas tartarugas também podem viver em terra, e é muito fácil e tentador para elas fugirem. Outro cuidado é manter o aquário sempre próximo a uma janela, elas precisam de luz solar com frequência, diferente de peixes.

As tartarugas devem ser alimentadas dentro do próprio aquário e com alimentação apropriada para elas, em geral alimentam-se de carne e peixe moído ou em pedaços pequenos e crus. Frutas e verduras picadas também podem ser oferecidas. Outra opção é a ração para répteis, encontrada em supermercados e casas especializadas.  Os donos de tartarugas d’água precisam fazer uma limpeza frequente no aquário; elas sujam a água muito mais do que os peixes kinguios, por exemplo. Então, a limpeza tem de ser, o mínimo, semanal. As tartarugas d´água também comem tudo o que veem pela frente. Então, para quem quer ter aquário plantado, deve pensar bem sobre a questão.

São animais muito resistentes, mas durante os períodos mais frios do inverno, devem ser mantidas em aquários que tenham aquecedores.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!