Página Inicial > Passáros > Cuidados Com Papagaios

Cuidados Com Papagaios

Aves consideradas muito divertidas, os papagaios são pets queridos de muitas pessoas. Pertencente à família das Pscittacidae, e ao gênero amazona, pode viver se em condições normais de vida, até 80 anos. São aves monogâmicas, que vivem em casais,  e que possuem características muito particulares: bico curvado, penas verdes com leve coloração, capacidade de imitar sons humanos – isto se forem adestrados ou estiverem em convívio humano há certo tempo. Ao lado de outras aves, como os corvos, são considerados muito inteligentes. Também é uma ave ameaçada de extinção, devido ao comércio ilegal que vigorou durante anos a fio.

 

Também conhecidos como louros, os papagaios quando são criados em casa, demandam certos cuidados. Embora sejam aves ameaçadas de extinção, por conta do comércio ilegal que vigorou (e vigora ainda) por muito tempo no Brasil, já podem ser criadas e domesticadas de maneira lícita, oficializada pelos órgãos regulamentadores como o IBAMA. Mas, para que os papagaios criados estejam dentro da lei, é necessário fazer a compra de um exemplar em loja credenciada pelo órgão e que apresente todas as certificações exigidas.

 

Entre todas as variedades de papagaios há duas que são mais populares entre as pessoas que desejam ter um exemplar da ave em casa: o papagaio-verdadeiro e o papagaio-do-mangue.

 

Os cuidados com papagaios são maiores quando eles ainda são filhotes, o que pode ser observado ainda em outras raças e espécies de animais. O primeiro cuidado é escolher um local que seja adequado para o criadouro deles. Papagaios precisam de espaço para mover e abrir as asas. Portanto, os exemplares que forem ser cuidados em gaiolas, precisam de muito espaço, uma vez que irão crescer e, pelo menos, dobrar de tamanho, caso sejam comprados ainda filhotes.

 

Os papagaios também precisam ficar em locais aquecidos, que tenha luz solar. Porém, não podem ser expostos o dia todo ao sol. Também precisam de sombra. Além disso, necessitam de água fresca durante todo o dia. O ideal é que seja colocado um bebedouro de barro ou de alumínio na gaiola.

 

A limpeza da gaiola onde vivem os papagaios deve ser feita diariamente. Isto evita que eles desenvolvam certas doenças que são típicas da espécie. A gaiola precisa ser forrada com papel e este trocado todos os dias, preferencialmente na parte da manhã. Para evitar muito acúmulo ou mal cheio, a limpeza pode ser realizada duas vezes ao dia.

 

Não se deve ainda se esquecer de organizar um poleiro para o papagaio, é essencial para a movimentação dele.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!