Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Plantas > Cuidados Com Algumas Plantas Ornamentais, Alamanda Amarela

Cuidados Com Algumas Plantas Ornamentais, Alamanda Amarela

No mundo, há uma grande variedade de plantas ornamentais – aquelas que por conta de suas características de rara beleza, são cultivadas como adorno para jardins, paisagismos, e outros.  E muitas também são as pessoas que admiram este tipo de planta e desejam arduamente tê-las em seus jardins.

No entanto, não é qualquer espécie de planta ornamental que é passível de ser cultivada em quaisquer jardins. É preciso saber, antes de mais nada, que tipo de solo e de clima predominam na área onde acontecerá o cultivo. Somente depois de saber dessas e de outras características, que é possível fazer a escolha pelos tipos de flores e plantas ornamentais.

A alamanda amarela,por exemplo,  popularmente conhecida como Alamanda, Dedal de dama, Carolina, é uma trepadeira, do tipo perene que costuma ser encontrada em quase todo o território brasileiro. Ela é semi-lenhosa e muito cultivada em paisagismo, por ser bastante conhecida e por sua folhagem ser bastante ornamental.

Trata-se de uma planta ornamental que é composta por folhas verdes verticiladas, ovais ou oblongas, espessas e brilhantes e de coloração amarelo-ouro. É considerada uma plana tóxica, já que sua ingestão pode ter efeito purgante. Por essa razão não é uma boa planta para ser cultivada em jardins  de casas e prédios que tenham  crianças e animais. O melhor é trabalhar com esta planta ornamental em projetos de paisagismos mais abertos, como em parques, por exemplo.

Mas não se pode negar que é uma planta muito bonita. Quem quiser cultivá-la, deverá ter alguns cuidados. A melhor época para cultivo é durante a primavera-verão, uma vez que é a época da floração – no entanto, ela continua a florir com menor intensidade o ano inteiro. Ela é mais bem cultivada em caramanchões, muros, portais, pérgulas e cercas, devendo-se evitar cerca ou treliça devido ao peso de sua vigorosa ramagem.

Alamanda amarela também é uma planta ornamental de fácil cultivo, contrariando o que  costuma acontecer com outras plantas ornamentais, que exigem bastantes cuidados. A alamanda amarela pode ser cultivada a pleno Sol e seu solo deve ser bastante fértil, rico em matéria orgânica. O solo onde ela for plantada também pode ser adubado a cada dois meses, o que fará com que ela cresça forte e vistosa. Também é importante tomar cuidado com ácaros e pulgões que atacam principalmente as folhas mais novas. Talvez seja este o maior cuidado que a planta exija.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!