Página Inicial > Saúde > Cuidados Com a Coluna

Cuidados Com a Coluna

Uma pesquisa recentemente realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – revelou que mais de 27 milhões de brasileiros adultos no país são atingidos por algum tipo de doença crônica da coluna cervical, o que corresponde a quase 20% da população total. Apontou – se, também, nesta pesquisa, que os problemas lombares são os mais comuns, com prevalência maior em 21% das mulheres contra 15% dos homens.

Para os ortopedistas da INTO – Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia – a lombalgia, nome que se atribui às dores relacionadas à coluna, resultam de origem muscular, causados por movimentos repetitivos, ou até mesmo por postura inadequada. No entanto, outras prováveis causas de dores na coluna precisam ser melhores investigadas, para direcionar o paciente a um tratamento mais adequado para o seu caso.

A coluna é o que oferece sustentação ao corpo humano.  Por isso, ela precisa ser bem cuidada. Formada por 33 vértebras, possui ainda outra função básica, que é a de condução das estruturas nervosas por meio do canal vertebral e dos foramens intervertebrais. A coluna, por outro lado, é muito vulnerável – ela carrega uma responsabilidade muito grande em nosso organismo. Há vários desvios em suas curvaturas – cervical, torácica, lombar e pélvica-, as quais podem ocasionar dores ou lesões.

Para evitar problemas com a coluna, ou minimizar os incômodos já existentes, é preciso ter alguns cuidados com a coluna. Quem fica na mesma posição por muito tempo, deve dar um descanso entre as posições, modificando-a de hora em hora. O ideal é realizar alguma atividade física nos intervalos, como pequenos ciclos de alongamentos, por exemplo.

Também é importante fazer o uso adequado de mochilas e bolsas. Não se deve levar muito peso nas costas, portanto, diminua o peso, e divida-o em dois pacotes. Em caso de uso de mochilas, regule corretamente as alças e não leve muito peso.

Outro cuidado que se deve ter em relação à postura e na hora de dirigir. O encosto do banco precisa estar em uma posição de 100º – para visualizar é um L com leve inclinação. O banco não deve ficar muito para trás, nem muito para frente. Também evite virar o pescoço para fazer manobras com o carro, use o retrovisor para isto.

Acerte a posição na hora de dormir, isto é fundamental. Para dormir de barriga para cima, utilize um travesseiro baixo embaixo da cabeça e outro travesseiro embaixo dos joelhos. Para dormir de lado: utilize um travesseiro que preencha o espaço entre a orelha e o ombro – para que sua cabeça não fique nem caída e nem erguida enquanto dorme – e outro travesseiro entre os joelhos. Ao se levantar da cama, fique de lado com os joelhos dobrados e, em seguida, coloque as pernas para fora da cama e se apoie nos braços para sentar.

Também levante peso de maneira correta, dobrando os joelhos e não a coluna.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!