Página Inicial > Artesanato > Crochê | Guia Completo do Crochê | Aprenda Crochê Passo-a-Passo

Crochê | Guia Completo do Crochê | Aprenda Crochê Passo-a-Passo

Saiba tudo o que precisa para fazer CROCHÊ

Você sabia que o Crochê é uma das técnicas artesanais mais conhecidas além de difundidas em todo o mundo? Conhece qual é a origem dele?

Sabia que, além de ser usado como estilização na moda, serve para decorar ambientes e, mais do que isso, para que o domina, trata-se de uma interessante e relaxante fonte de renda? Pois bem. Estes e outros aspectos é o que vamos tratar aqui. Acompanhe e saiba tudo o que precisa fazer crochê!

Criativo e Lindo Tapete de Croche Artesanal

A Origem do CROCHÊ

A origem do crochê é bastante discutida, e há controvérsias entre os pesquisadores que estudam essa forma de moldar linha (ou outros materiais menos convencionais) com uma única agulha. Sabe-se que ele teria sido inventado na China Antiga, sem uma data certa. O que se conhece, ao certo, é que se trata de um modo de tecer fios, com uma única agulha, e que foram as mulheres que se especializaram nesse tipo de tecelagem.

Croche Artesanal

Contudo, na forma que o conhecemos na contemporaneidade, teria sido difundido somente a partir do século XVII, possuindo um grande reconhecimento entre as pessoas, assim como larga aplicabilidade, nas mais diferentes peças, em toda a região da Europa.

Arte difundida no mundo inteiro, não há quem não seja capaz de o reconhecer quando este é aplicado em uma peça de vestuário ou de decoração.

Criativo Tapede de Croche Artesanal

Crochê para todas as idades e sem preconceito

É certo que muitos mitos e preconceitos acabaram envolvendo a prática de fazer crochê, e mesmo que algumas pessoas ainda possuam a ideia ultrapassada de que crochê é algo de fazer na velhice (daí a figura da vovó fazendo crochê na cadeira da sala ao lado da lareira).

Croche Artesanal Lindo e Criativo

Assim, muitos indivíduos já mais contemporâneos apreciam muito a técnica, não apenas ao fazer a execução dela, mas também por desejar ter uma peça do vestuário que seja feita de maneira artesanal. Sem contar o fato de que cada peça é única, já que, mesmo havendo pontos e medidas, a força empregada na hora de tecer a linha dá o tônus ao entrelaçamento.

Croche Artesanal Lindo

Hoje, graças a globalização, muitos desses mitos já caíram por terra, e fazer crochê ou usar peças feitas com a técnica, não são mais coisas das vovózinhas.

 Guardanapos de Croche Artesanal

Crochê nas passarelas

Grandes estilistas em todo o mundo têm apresentando em suas coleções vestidos de festas feitos todos em crochê. E não se engane achando que se trata de peças industrializadas: todas feitas à mão, por artesãs conceituadas e experientes no desenvolvimento da arte milenar.

Guardanapos de Croche Artesanal

Crochê no Brasil

Muito importante para a economia do Brasil, estima-se que comunidades inteiras especialmente do Norte e do Nordeste, vivam exclusivamente do artesanato, sendo que algumas delas tem como especialidade a produção de peças feitas em crochê.

Lindo e Maravilhoso Croche Artesanal

Para as artesãs (e os artesãos, pois, muitos homens, dominam a técnica maravilhosamente) brasileiras, isto pode ser um indício de tempos muito promissores. Isto porque o crochê brasileiro é exportado para várias partes do mundo, especialmente para os países da Europa.

Maravilhoso Tapete de Croche Artesanal

Por que o crochê é tão difundido no mundo todo?

Resposta bem simples. Porque se trata de uma técnica que não exige muito de quem está “crochetando”. Basta ter habilidade manual, conhecimento sobre os pontos que devem ser trabalhados, material básico (linha e agulha, que são de baixo custo), e gosto pela atividade. Daí pronto! Linha e agulha nas mãos, e em breve um trabalho lindo, prontinho para embelezar a casa, o visual, (inclusive, ajuda a relaxar) assim por diante.

Belo Croche Artesanal

Como começar a fazer crochê?

O primeiro passo para começar a fazer crochê é saber que ele exige pouco conhecimento, que passam pelos tipos de agulhas, de pontos e de linhas. Com isso, é possível realizar uma diversidade de trabalhos que podem impressionar os olhos mais conservadores.

Lindo e Criativo Tapede de Croche Artesanal

Conhecimentos básicos sobre crochê

No crochê alguns conhecimentos são básicos para iniciar-se nessa arte. A partir deles, permite-se criar acessórios diversos (bolsas, carteiras, caixas, chapéus, sapatos) roupas clássicas (blusas, casacos, vestidos, biquínis) e, até mesmo peças inusitadas (garrafas pets estilizadas, potes para decoração, luminárias no estilo pendente, entre outros.).

Linda Tecnica do Croche

Para isso, é necessário ter apenas uma agulha de crochê e um novelo de linha (ou qualquer outro material que possa ser entrelaçado com agulha, ou até mesmo com as mãos, como vermos mais adiante).

Maravilhosa Tecnica do Croche

Quais Pontos essenciais para fazer Crochê

Ponto correntinha, ponto alto, ponto baixo e ponto falso. Estes são os pontos conhecidos como sendo a grande base do crochê. Para quem iniciar, precisa saber fazê-los, para só depois desenvolver qualquer tipo de peça.

No entanto, também é importante que a pessoa que é iniciante, saiba fazer a leitura de gráficos que dão as chamadas receitas e/ou moldes das peças (essas receitas podem ser encontradas nos mais variados níveis de facilidade/dificuldade de execução, na Internet).

Lindo Tapete de Croche Artesanal

Se você não tem esse conhecimento prévio, aproveite para treinar, antes de iniciar qualquer que seja o trabalho.

Criativa Tecnica do Croche

Conhecendo os pontos do crochê: correntinha

O mais conhecido no crochê (e o mais simples de fazer também) é o ponto correntinha. Esse ponto é o que dá a base a qualquer trabalho, por isso, é comum muitos gráficos começarem com esse ponto, pois, é a partir dele que se pode fazer o ponto alto e o ponto baixo.

Tecnica do Croche Delicada

Ponto alto

O ponto alto também é largamente empregado no crochê. Rápido de fazer (trabalhos inteiros podem ser feitos somente com ele), serve para criar relevos, e outros pontos, tal qual o fantasia. Possuindo variações, como o ponto duplo e o ponto triplo, permite-se a partir dele executar peças de nível iniciante ao profissional.

Tecnica do Croche

Ponto Baixo

Não menos importante, o ponto baixo costuma ser usado para criar áreas fechadas, assim como também serve de base para realizar pontos abertos.

Uma variação do ponto baixo é o chamado baixíssimo, que serve para dar início a outro ponto baixo ou alto.

Tecnica do Croche Linda

Ponto Falso

Ponto falso recebe esse nome, justamente porque seu objetivo, como o próprio nome diz, é ficar “escondido” no trabalho. Usado para finalizar peças, ou seja, realizar os acabamentos do crochê.  No entanto, no meio artesanal, ele é tido como um ponto versátil, pois, também pode ser indicado para unir peças, finalizar trabalhos e até reforçar bordas já construídas.

Tecnica do Croche Maravilhosa

Além de conhecer os pontos, o que mais preciso para fazer crochê?

Agora que você já conhece os tipos de pontos, deve estar se perguntando: basta que eu pegue a linha e agulha e saia crochetando, fazendo belíssimas peças e, possivelmente, ainda ganhe dinheiro com esse trabalho artesanal relaxante?

Não é bem assim. Também é preciso que compreenda um pouco sobre as agulhas, uma ferramenta importantíssima no crochê. Continue acompanhando!

Tecnica do Croche Maravilhosa e Linda

Quais os tipos de agulhas para crochê?

Hoje, há uma gama monstruosa de tipos de agulhas (ou ganchos) de crochê: variedade de medidas, de fabricantes e, inclusive de materiais. Se antes elas eram feitas somente de aço, hoje são encontradas até em plástico reciclável. (neste caso, um pouco mais caras que as tradicionais).

 Tecnica do Croche Colorida e Linda

Medidas das agulhas de crochê

Para começar a fazer crochê, depois de conhecer os pontos, é preciso ter a agulha para treinar, certo? O primeiro conhecimento sobre é que esta possui uma medida por milímetro, que nem sempre é padrão, em decorrência da diversidade de fabricante no mercado e de cada um deles acrescentar uma numeração própria ao seu produto.

Tecnica do Croche Para a Casa

Sendo assim, o mais importante não são os milímetros indicados, (também conhecidos como medida universal), mas o fato de saber a espessura da linha e o visual do trabalho que será executado). Em outras palavras, a medida irá variar, conforme o trabalho que se quer realizar.

Tecnica do Croche Para Artesanato

Então, grave bem: as agulhas de crochê iniciam com medidas de 2mm, 2 ½, 3mm, 3 ½, 4 mm, 4 ½, 5 mm, 5 ½, 6 mm e 7 mm.

Ressaltando: a escolha da medida da agulha dependerá de inúmeros fatores, inclusive da recomendação dos fabricantes de linhas, como veremos mais adiante.

DICA: Para quem já tem certa prática com a agulha, e deseja um trabalho mais apertado, em outras palavras, mais uniforme, com os pontos mais próximos e um resultado mais fechado mesmo, a ideia é que seja usada uma agulha de medida menor que indicada no rótulo da linha que será usada.

Tecnica do Croche Criativa e Linda

Marcas de agulhas de crochê

Há várias marcas de agulhas reconhecidas pela qualidade, e dentre elas destacam-se (algumas nacionais e internacionais), pela tradição as da Círculo, Corrente, Clover, Telanipo, We Care About, Serend, Tulip, Maluli, e uma infinidade que vai além dessas.

capa de fogao croche

O preço delas varia conforme a medida, o representante, e até a quantidade (quando adquiridas em conjunto de todas as medidas costuma ser mais em conta do que comprar uma única unidade).

blusa de croche

Formato e Material das agulhas de crochê

O formato e o material das agulhas de crochê podem ser diferenciais, tanto no momento de aprender a crochetar, quanto na hora de obter o resultado de um trabalho. De formato reto (como se fosse um lápis), divide-se em cabo e gancho (onde a linha deslizará e será trançada).

blusa manga longa croche

Dentre os materiais, as agulhas podem ser feitas de aço, alumínio e plástico. Elas influenciam diretamente no tamanho e grossura em que o ponto irá ficar.

Na hora da compra, atente-se para o tamanho do cabo e o material da região do gancho, pois eles influenciam na forma como a linha irá deslizar na agulha. Também monte um kit contendo uma de cada espessura, ou seja, com agulhas finas e grossas, para todos os tipos de trabalhos.

roupa croche

Agulha de aço niquelado 

A mais tradicional e conhecida. Usada, normalmente, para trabalhos com fios mais finos, terá o gancho com esse material. São as mais caras do mercado.

croche jogo de cozinha

Agulha de alumínio colorida

Parecida com as tradicionais, são mais leves e coloridas, o que permite a identificação rápida de tamanho, pois cada medida possui uma cor distinta. Vantagem: as agulhas de alumínio permitem que você trabalhe suave e rapidamente.

croche porta coisas

Agulhas de plástico

Estão disponíveis em todos os tamanhos. São muito grandes e feitas de plástico oco. Mais baratas que as de aço, possuem a desvantagem de não correr bem a linha.

Existem ainda as de bambu (ecológicas, com cabo grosso), com cabo emborrachado, de ponta dupla, tunisiana. A escolha, novamente, dependerá da prática, do gosto e do tipo de trabalho a ser executado.

Agora, somente isso me permite fazer crochê? Não, ainda é preciso que você aprenda a ler o gráfico de crochê, para realizar as mais belas peças artesanais.

croche mosa saia 

Lendo o gráfico de crochê

Primeiro, o que é o gráfico? É o que as crocheteiras denominam como a “receita” do crochê. Diante disso, a leitura do gráfico do crochê é que permite realizar o passo a passo do que deve ser feito. Portanto, é importante conhecer todas as abreviaturas para que ele seja interpretado de forma correta. Aqui, separamos para você a lista correspondente:

 

  • Corr para correntinha;
  • Pb para ponto baixo;
  • Mpa para ponto meio ponto;
  • Pa para ponto alto;
  • Sp para espaço;
  • Pbx para ponto baixíssimo;
  • Rep para repita;
  • Ult para último;
  • Seg para seguinte.

croche caminho

Como escolher a linha para crochê

Agora, para quem é menos experiente na arte de fazer crochê, também é importantíssimo saber como escolher a linha. Para isso, pense na peça que se quer produzir: colar, sapatinho, vestido. Reflita sobre o estilo dela, se será casual ou para uma festa, que pontos serão utilizados, qual o material e o peso da linha de crochê indicados por ele.

croche capacho pavao

Depois disso, aí sim, é possível fazer a escolha mais assertiva possível.

 top de croche

Escolha o material da linha

A linha de crochê geralmente é produzida a partir de lã, algodão ou acrílico, em fios (ou camadas) torcidos para formar corda grossa de material. Essa informação é dada nos rótulos com o nome de textura ou simplesmente no rótulo. Quanto maior a numeração, maior será a quantidade de (torções) da linha.

Isso interferirá diretamente no quanto o ponto ficará nítido ou não, acentuando ou camuflando o efeito criado. Por isso, combine sempre a linha de crochê com o ponto que será utilizado.

croche

Regra geral de escolha da linha de crochê

Quanto mais chamativa for a linha, mais simples deve ser o modelo da peça e do ponto de crochê utilizados. Quanto mais sóbria e lisa for a linha de crochê, mais textura e detalhes do modelo irão aparecer.

 croche para mesa

Linha de crochê com espessura suave em uma cor sólida

Para pontos de crochê mais complexos, pois demonstram seu esforço na confecção do trabalho. Em geral, fios dobrados ou torcidos são sofisticados e clássicos (com o número da textura maior).

Fios com camadas únicas são rústicos e descontraídos (com o número da textura menor).

Vantagem: mostram os detalhes do trabalho.

Desvantagem: mostram erros facilmente, por isso, verifique seu trabalho periodicamente para não encontrar um erro somente no final, quando a peça já estiver pronta.

polvo de croche

Barbantes

Em alta, são fios grossos e normalmente fazem o trabalho render. Ao mesmo tempo, o resultado são peças mais brutas. Normalmente utilizado para tapetes, blusas que não sejam delicadas, bolsas (dependendo do estilo), luminárias, cortinas. Nunca para sapatinhos de bebê, para estes use lã especial para esse tipo de peça.

maxi croche

Além disso, é fundamental que se tenha um grande cuidado com a própria realização do crochê, que deve ser o mais perfeito possível. A perfeição do trabalho está em cada detalhe apurado, por isso, as agulhas e linhas merecem uma atenção especial.

Com todo esse conhecimento, é hora de por tudo o que você aprendeu até aqui em prática. Preparamos duas receitas: a de um Colar de Crochê, peça que está em alta, é de fácil execução e, depois de pronta, você pode até comercializar, a depender do resultado.

moda croche

A segunda, é a customização de um chinelo em crochê, ideal para fazer e usar no verão!

Continue acompanhando!

bolsa de croche

Colar de crochê

Colar multiuso, muito fácil de fazer e de custo muito baixo. Para quem gosta de fazer crochê, ou mesmo que está iniciando nessa técnica artesanal.

Para fazer o lindo colar de crochê multiuso será necessário: agulha de crochê de 3 mm; fio 90% poliamida e 10% fibra metalizada; argolinha acrílica com 2,5 cm de diâmetro; agulha sem ponta; tesoura. Todos os materiais podem ser encontrados em lojas físicas ou online que revendam artigos para artesanato.

colar de croche

O passo a passo é bem simples. Serão usados os três pontos básico: o baixo, a correntinha e o baixíssimo. Começar envolvendo toda a argola com ponto baixo.

Para o tipo de fio utilizado serão 45 pontos. Em seguida, termine a volta com um ponto baixíssimo ou arremate para finalizar a carreira.

Faça isso, inicie a segunda carreira com a seguinte sequência: 1 ponto baixo, 500 correntinhas e um ponto baixíssimo no ponto baixo inicial. Repita a sequência 7 vezes obtendo um total de 8 franjas de correntinhas.

Corte o fio e arrematar escondendo a ponta com a ajuda de uma agulha sem ponta.

A ideia é que você pode variar a quantidade de correntinhas aumentando cinco pontos para cada uma das oito franjas – ou até mesmo intercalar esse aumento.

As pontas ficarão com tamanhos diferentes dando leveza. Vale lembrar que ao finalizar a peça, o colar multiuso deverá ter pelo menos 83 cm de comprimento. Você pode torcer levemente os fios individualmente e depois todos juntos.

Ainda é possível utilizar outros tipos de fios para tecer o seu colar multiuso. Além disso, a quantidade de franjas é opcional. No entanto, um mínimo de 06 franjas é o ideal para fios finos.

croche para banheiro

Chinelo customizado em crochê

Para fazer este passo a passo que segue aqui – customização de chinelos com crochê – serão necessários os seguintes materiais:

1 Par de chinelos de dedos,

1 novelo de linha Fabrileia na cor Branca da fios Ideal,

1 agulha de crochê n. 2 ½ mm e 1 agulha de costura.

chinelo de croche

O passo a passo deverá ser seguido à risca.

Para a aplicação do crochê, faça-o separado do chinelo e, comece com: 8 correntinhas na primeira carreira.

Na Segunda carreira, faça 18 pontos baixos dentro das correntinhas.

Na terceira, suba 3 correntinhas e faça 1 ponto alto + 1 correntinha por 17 vezes, feche com 1 ponto baixo.

Quarta, suba 3 correntinhas e faça 1 ponto alto, 1 correntinha, 1 ponto alto, 3 correntinhas, 3 pontos altos no mesmo ponto, 3 correntinhas, 1 ponto alto, 1 correntinha, 1 ponto alto, 1 correntinha, 1 ponto alto, 1 correntinha, 1 ponto alto, 3 correntinhas, 3 pontos altos no mesmo ponto, repita isto + 1 vez até fechar a carreira.

Em seguida, suba 3 correntinhas 1 ponto alto, 5 correntinhas, 3 pontos altos fechados juntos, 5 correntinhas, 3 pontos altos fechados juntos, 5 correntinhas, 3pontos altos fechados juntos, 5 correntinhas, 1 ponto alto + 2 vezes repita a ultima explicação para fechar a carreira.

Depois, para a ultima carreira suba 3 correntinhas faça 7 correntinhas, 3 pontos altos fechados juntos, 3 correntinhas, 3 pontos altos fechados juntos, 3 correntinhas, 3 pontos altos fechados juntos, 6 correntinhas, 3 pontos altos fechados juntos, 3 correntinhas, 3 pontos altos fechados juntos, 3 correntinhas, 3 pontos altos fechados juntos, repita isto + 2 vezes e arremate.

Com o chinelo em mãos faça na tira uma carreira de caseado com crochê (faça isto do tamanho da aplicação de crochê).

Para finalizar a peça, costure com a agulha de costura e a mesma linha usada no crochê a aplicação na tira pegando só caseado de crochê, dê a volta toda prendendo bem e está pronto.

sandalia de croche

Posso misturar técnicas?

Há diversas técnicas que podem ser exploradas na hora de se realizar qualquer peça em crochê.

Elas não são exclusivas e podem ser misturadas entre elas, é possível ainda até mesmo que seja criada uma técnica particular que marque as peças realizadas pelo artesão, o que é muito comum entre os que não produzem apenas como hobby, mas que fazem desta arte a forma de renda individual ou até mesmo familiar.

croche itens

Crochê como Artesanato

O artesanato além de ser uma manifestação artística e humana, está mais em alta do que se imagina. Hoje, existem milhares de pessoas ao redor do mundo que desenvolvem diferentes técnicas de artesanatos, e isto não apenas a título de hobby, mas também como única fonte de renda.

Toda e qualquer pessoa pode – e deve – realizar algum tipo de atividade manual, afinal ela mantém o cérebro em pleno funcionamento, já que exige habilidades bem especificas.

Uma das técnicas artesanais mais antigas é o crochê. Muito provavelmente tenha sido na China Antiga e, posteriormente difundida entre outras localidades.

brinco de croche

No entanto, trata-se da execução de peças artesanais, cujos materiais necessários são apenas uma agulha específica no formato de um gancho – por isso a palavra crochê – e barbante adequado para a peça que se deseja criar.

Agulhas e linhas e barbantes devem ser combinados em tamanhos e espessuras adequadas para a obtenção da peça inicialmente projetada.

Como se pôde ver, trata-se de uma técnica que não exige muito material – basta agulha e linha, apresenta resultados fantásticos, até mesmo terapêuticos.

Pessoas que em geral são muito estressadas com a rotina do dia a dia podem aprender os pontos básicos – correntinha, ponto baixo e ponto alto, e sair por ai fazendo arte.

Sem contar que para fazer crochê não existe um lugar especifico para se realizar, em qualquer lugar, a qualquer hora, desde que se tenha disponível o material necessário.

Passadeira em Croche Bela

Em lugares no Brasil, onde o crochê é altamente valorizado. Ele exerce a função de gerar renda de famílias e comunidades inteiras que se envolvem na realização e criação de peças das mais variadas possíveis.

Elas vão desde tapetes para enfeitar a casa, até peças de vestuário, as quais são exportadas para o mundo inteiro. Além disso, na difusão e realização das técnicas do crochê, não apenas as mulheres se envolvem, mas também homens viram crocheteiros, crianças todas as pessoas que estiverem próximas.

É muito importante que quem quer iniciar em alguma prática de artesanato, experimente o crochê. Para os iniciantes, prefira linhas e agulhas finas. Elas são mais fáceis de trabalhar. Há linhas que são coloridas.

Elas deixam o trabalho colorido sem que você precise trocar de linha. O resultado é muito bonito. Tesoura e fita métrica comporão o material final.

Já para quem é iniciado no crochê deve aproveitar e dar uma boa investida e fazer diversas peças diferentes para revenda. O crochê está em alta e já tem sido visto inclusive em coleções de roupas de estilistas bastante famosos.

 

Como Melhorar meu Crochê?

Quem gosta de artesanato deve saber que o crochê é uma das técnicas artesanais mais antigas. Embora por muito tempo tenha ficado relegada à ideia de que era uma prática de avós e solteironas – algo bem ultrapassado, hoje, o crochê está em alta e entre as melhores oportunidades para quem gosta de fazer artesanato.

Os artesanatos de crochê são ideais para dar de presente a alguém ou podem ser vendidos pelo dobro do preço para aumentar a renda. Veja algumas dicas para arrasar na hora de fazer crochê.

sapatinho de croche de bebe

O crochê tem dois pontos que dão origem ao trabalho, além de contar com o ponto base que serve para iniciar os artesanatos.

A base é conhecida como ponto correntinha, simples de fazer a maioria dos gráficos começa por esse ponto. O ponto alto e o ponto baixo também são dois pontos muito usados. Deles é possível sair várias derivações e até os pontos fantasia.

croche porta

Outro ponto que deve ser de grande atenção por parte de quem quer fazer crochê é a leitura dos gráficos de crochê – todos, aliás podem ser encontrados em revistas e em sites especializados da internet.  É importante saber exatamente do que se fala cada um deles.

É o gráfico do crochê que ensina o passo a passo do que deve ser feito. Portanto, é importante conhecer todas as abreviaturas para que ele seja interpretado de forma correta.

enfeite coracao de croche

Veja a lista correspondente: Corr para correntinha; Pb para ponto baixo; Mpa para ponto meio ponto; Pa para  ponto alto; Sp para espaço; Pbx para ponto baixíssimo; Rep para repita; Ult para último, e por fim, Seg para seguinte.

Além disso, é fundamental que se tenha um grande cuidado com a própria realização do crochê, que deve ser o mais perfeito possível. A perfeição do trabalho está em cada detalhe apurado, por isso, as agulhas e linhas merecem uma atenção especial.

cropped croche blusa

Também é importante conhecer os tipos de agulhas de crochê que existem para fazer os trabalhos. São elas: a de aço, a de alumínio e a de plástico.

Elas influenciam diretamente no tamanho e grossura em que o ponto irá ficar. O melhor a ser feito por parte de quem quer fazer crochê é a montagem de um kit de cada uma, com agulhas finas e grossas. Assim, quando começar a fazer o trabalho não precisará parar no meio por falta de material.

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário!