Página Inicial > Animais > Conheça um Pouco Sobre as Raças Suínas Existentes no Brasil

Conheça um Pouco Sobre as Raças Suínas Existentes no Brasil

Os primeiros suínos que vieram para a América foram trazidos por Cristóvão Colombo na sua viagem a Santo Domingo que aconteceu no ano de 1493, já no Brasil os suínos foram introduzidos por Martin Afonso de Sousa no ano de 1532.

A grande maioria das raças de suínos são originárias de Portugal, e na época não existia uma boa preocupação quanto a seleção de matrizes das raças.

Pouco a pouco os criadores brasileiros começaram a desenvolver as suas raças próprias e com isto uma das melhores raças que já foram desenvolvidas no Brasil foi o porco Piau.

Principais atributos das raças suínas brasileiras.

No caso das raças suínas brasileiras podemos citar que a sua grande parte são curtos com rugas, possuem papada, tem tipo de orelhas e de perfis diferenciados, fronto nasais variados.

Além disto eles possuem um baixo rendimento e qualidade de sua carcaça.

Baixo ganho médio diário de peso bem como uma alta rusticidade e um envelhecimento tardio.

Um pouco sobre a raça Piau

Esta raça foi a primeira nativa no Brasil que foi registrada no ano de 1989, esta raça teve a sua origem no Brasil no estado de Goiânia, Minas Gerais e também São Paulo.

Esta é considerada como a melhor e também mais importante raça naturalizada a nível nacional.

Além disto uma grande maioria das concentrações da raça estão situadas nas bacia do rio Parnaíba, além disto esta raça foi considerada como a mais frequente encontrada por Castro Cavalcanti que foi o primeiro regulador de raças suínas existente aqui no Brasil.

A palavra Piau é de origem indígena e significa porco malhado ou pintado.

Existem diversos tipos de porcos piaus, dentre eles temos os porcos grandes, médios e também pequenos.

A sua pelagem surge de coloração Oveira, a Branca-creme, com manchas pretas. Além disto este porco possui suas orelhas intermediárias entre Ibéricas e também Asiáticas.

Vale citar também que eles são pouco exigentes quanto a sua manutenção, resumindo, são excelentes animais para criação pois são bastante rústicos e possuem ainda uma ótima retornabilidade para seus criadores.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!