Página Inicial > Profissões > Conheça um Pouco Mais Sobre a Profissão Chef de Cozinha

Conheça um Pouco Mais Sobre a Profissão Chef de Cozinha

A palavra chef – partindo de sua etmologia – significa “aquele que lidera”, ou ainda “a cabeça principal”; no inglês, é um temo aplicado à alta gastronomia desde meados do século XIX. Hoje é o termo que se aplica de forma mais livre aos profissionais que atuam com gastronomia de forma mais generalizada, comandando todos os demais que trabalham nas diversas cozinhas espalhadas por aí.

E pode-se dizer que a profissão de chef de cozinha é justamente isto, aquele que liderará toda uma equipe de outros especializas no preparado das delícias do universo da gastronomia.

O chef é de fato quem elabora, conhece, organiza, supervisiona todos os serviços de uma cozinha em restaurantes, hotéis, bares, hospitais e até outras localidades onde sejam servidas refeições. Portanto, todo o planejamento de cardápio, seleção dos alimentos, preparo dos mesmos e todo o processo de cocção passam, literalmente, pelas mãos de um chef.

Nos últimos anos, a profissão tem ganhado muito destaque além de uma grande procura por parte de muitos que, ou estão em processo de escolha/inicialização  de carreira, ou ainda por aqueles que amam cozinhar, desejam a profissionalização e buscam dar outros rumos às suas vidas.

Também vale entender a diferença que existe entre um cozinheiro e um chef – este possui uma preparação e conhecimentos técnicos especializados e profundos e aquele nem sempre possui formação especializada. Os cozinheiros ainda são comandados pelos chefs.

O chef ainda terá uma equipe de outros profissionais que possuem conhecimento também mais refinado: o souschef – ou sub-chef da cozinha – que é o braço direito do chef e na ausência deste, comanda a cozinha; o saucier especialista na produção de molhos; o de partie que se encarrega de toda a parte de produção; o buchet que se encarrega da carne; o entremétier, que prepara todos os petiscos e entradas quentes do restaurante; o garde-manger, que prepara os frios; o légumier, prepara os legumes; o pâtissier, que prepara as massas; o poissonier, que prepara as massas; o rôtisseur, que prepara os assados e os pratos feitos no vapor; o trancheur, reconhecido profissional que prepara as especialidades da casa (além do próprio chef) e por último o tournant, que é o profissional na cozinha que substitui a todos durante as férias ou até mesmo ausência de um destes profissionais na casa.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!