Página Inicial > Viagens > Brasil > Uberlândia, Um Lindo Lugar Para Passear

Uberlândia, Um Lindo Lugar Para Passear

Foi João Pereira da Rocha (1818), o primeiro depois do desbravamento da região pelos bandeirantes a se fixar por aqui, procurando demarcar algumas áreas próximas das chamadas Aldeias de Santana, que atualmente fazem parte da cidade de Indianópolis.

É ali que acabou se instalando a sede de sesmaria que acabou denominando assim por Fazenda São Francisco, podendo dar uma origem diferenciada ao município. Com isto foi demarcado ainda a fazenda letreiro e a fazenda do Salto e deu um tipo de nome de ribeirão São Pedro para um curso de água que foi encontrado.

Esta vinda de João Pereira acabou atraindo diversas famílias, inclusive famílias dos Carrejos que no ano de 1835 acabaram adquirindo uma boa parte da fazenda de São Francisco e ainda de outras próximas se formando todas as sedes onde se instalaram todos os irmãos dentre elas as chamadas de Olhos D’Água, Lage, Marimbondo e Tenda (a de Felisberto).

Foi então Felismberto Alves Carrejo que acabou ainda no ano de 1964 legalmente reconhecendo os fundadores da cidade, o que era um professor com uma formação adquirida dos colégios missionários, se instalando em sua casa a primeira escola do município e nos domingos acabava rezando o terço.

A capela ficava onde se encontra atualmente o prédio da biblioteca municipal, e no seu entorno funcionou o primeiro cemitério local. Nas suas proximidades surgiram algumas das primeiras casas do arraial de Nossa Senhora do Carmo, e São Sebastião da Barra de São Petro do Uberabinha, sendo mais conhecida por São Pedro do Uberabinha que poderá vir no ano de 1929 recebendo toda a denominação sugerida através de João de Deus Faria, e Uberlândia significa terra fértil.

Dentre os atrativos históricos e culturais da região podemos citar:

A antiga câmara municipal e o coreto de Camaru, que fica localizado na Av. Juracy Junqueira de Rezende, 100. Tel: 3222.1000.

A Casa da cultura também é um espaço interessante de se visitar, este que fica localizado na Pça Coronel Carneiro, 89. Centro. Tel: 3255.8552.

Em seguida temos a Catedral de Santa Terezinha que fica na Pça Tubal Vilela, s/n. Tel: 3236.9457.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!