Página Inicial > Entretenimento > Curiosidades > Conheça a História das Bebidas Alcoólicas e sua Fabricação

Conheça a História das Bebidas Alcoólicas e sua Fabricação

A Bebida Alcoólica nada mais é do que toda a bebida que conte com álcool etílico em sua composição, o que também é chamado de etanol.

No seu processo de produção, o álcool é produzido a partir da fermentação de uma série de açúcares totalmente contidos em frutas, bem como grãos e ainda caules como no caso da cana de açúcar. Com isto as bebidas alcoólicas recebem uma classificação diferenciada levando em conta o seu sistema alcoólico como por exemplo as bebidas fermentadas, destiladas e também compostas.

Dentre as principais bebidas, podemos citar como bebidas fermentadas o vinho e o champagne, o vinho de cana, a cerveja e o saquê, o hidromel e a sidra, no caso de bebidas destiladas temos outros tipos como por exemplo o conhaque, o pisco, a grappa, este que nada mais é do que aguardente de vinho, a cachaça, o rum, o uísque, a vodka entre diversos outros.

A história do álcool se mistura com a história da civilização

A maioria das civilizações conheceram a produção do álcool, inclusive existem diversos registros históricos que confirmam isto. Em países como o Egito e a Babilônia por exemplo, os relatos de utilização foram encontrados de forma impressionante com datas de mais de 6000 anos atrás da prática de bebidas. Apesar de tudo isto foram os árabes que acabaram incluindo todo o processo de destilação, o que fez com que aos poucos a bebida fizesse grande sucesso na idade média. Apesar disto existe uma boa diversidade de atitudes nas bebidas alcoólicas que valem a pena serem mencionadas.

Para algumas pessoas as bebidas alcoólicas fazem parte do seu dia a dia em todas as principais comemorações, além de serem altamente constituídas como uma importante fonte de renda e impostos para outros processos, no caso das civilizações que seguem as religiões islâmicas, as bebidas alcoólicas são totalmente proibidas.

Aqui no Brasil por exemplo, os povos indígenas já produziam uma grande variedade de bebidas alcoólicas e fermentadas a partir de uma série de frutos, tubérculos, folhas, raízes, sementes, entre outros, para se ter ideia existem mais de 80 tipos de bebidas neste sentido.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!