Página Inicial > Flores > Conheça as Lindas Magnólias

Conheça as Lindas Magnólias

As magnólias são flores originárias das zonas temperadas do hemisfério norte, e pertencente à família das magnoliaceae, e consideradas plantas ornamentais de largo uso em jardins, por conta do porte que a planta pode atingir. Há mais de 120 espécies de magnólias, sendo que dentre elas, existem algumas bem raras como a magnolia pseudokobus, já extinta no meio natural, havendo alguns poucos exemplares da flor em jardins e estufas particulares. O nome científico das magnólias é magnolia liliflora.

Classificadas como arbustos, árvores, e claro, árvores ornamentais, as magnólias também são popularmente conhecidas como magnólias roxas, devido à coloração típica de suas flores. Muito presentes na região asiática, as magnólias possuem estatura entre 3.6 a 4.7 metro de altura, gostam de luminosidade de meia sombra, ou sol pleno, dependendo de onde são cultivadas, bem como das características da espécie. Possuem ciclo de vida perene.

Curiosamente, de acordo com alguns especialistas na planta, as magnólias podem chegar até 30 metros de altura, isto dependendo da espécie. Há ainda uma linha de estudo que apontam as magnólias como uma das primeiras plantas a serem cultivadas em nosso planeta. A floração das magnólias é abundante e inclusive a florescência ocorre em períodos do ano como outono e inverno. Entretanto, neste último não há flores em abundância.

Trata-se, ainda, de uma flor ou arvoreta de efeito espetacular, já que suas flores são muito grandes. Na maioria das vezes, quando a planta já não apresenta mais folhas, em pleno inverno, continua bonita e dá um grande realce nos projetos onde costuma ser incorporada. O contraste formado por suas belas flores e o caule cinzento é esplendoroso. No paisagismo é utilizada isolada ou em grupos, se integrando muito bem a jardins, em particular os de estilo oriental ou até mesmo europeu.

Por serem muito resistentes em especial às mudanças de clima são muito usadas em projetos de paisagismo. É importante notar que contrário ao que outras plantas exigem, as magnólias podem ficar expostas ao sol. As folhas da planta são duras, caducas e muito resistentes. Já as flores costumam ser únicas e largamente perfumadas. Algumas espécies de magnólias podem ser decorativas ou cultivadas no interior das casas, por serem menores e não demandarem tantos cuidados, como é o caso das magnolia stellata ou shidekobushi.

Para quem quer cultivar magnólias, é importante ter alguns cuidados com a planta. Elas apreciam a luz natural, são resistentes às intempéries climáticas, e no inverno não precisam de nenhum cuidado especial. Entretanto, as flores das plantas magnólias já não são tão resistentes assim. Em locais onde há muito vento ou são gélidos, elas queimam.

Neste caso, para que a flores sejam mantidas e conservadas é necessário que elas sejam protegidas de algum modo. Quanto à rega, as magnólias são plantas que não podem ficar em solo seco, mas não devem ser encharcadas, pois o caule apodrece assim como em ocorre em outras plantas. O solo ideal para o cultivo de magnólias é o neutro, com leve acidez e adubado de forma orgânica.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!