Página Inicial > Educação > Geografia > Conheça Argélia

Conheça Argélia

A Argélia fica localizada no litoral norte da África, banhada pelo Mediterrâneo e faz fronteira com vários países como por exemplo Tunísia, Líbia, Níger, Mali, Mauritânia, Saara Ocidental e Marrocos. Este é o segundo país territorial africano que fica atrás apenas do Sudão.

Este território foi habitado em um primeiro momento pelos berberes e seguidamente ocupado e incorporado por vários povos e impérios, dentre eles podemos destacar os fenícios, os cartagineses, os romanos, os vândalos, os bizantinos e também os árabes.

Conheça um pouco mais sobre a geopolítica da região

Foi durante o ano de 1830 que a França acabou invadindo a Argélia, com uma intensão de dominar o seu litoral. No ano de 1857 acabou acontecendo a dominação definitiva dos franceses por todo o território argelino. A luta por independência acabou se intensificando depois da II Guarra Mundial com o levante popular no ano de 1945 apesar disto eles foram totalmente reprimidos com uma grande violência pelos franceses.

Com isto a FLN – Frente de Libertação Nacional acabou sendo organizada no ano de 1954 e deu o começo a uma luta armada contra toda a dominação da França. Com isto apenas no ano de 1962 os franceses acabaram reconhecendo a independência da Argélia. Em torno de 1 milhão de franceses acabaram deixando o país em direção a França. Com isto o país começou a ser governado no mesmo ano por Ahmed Bem Bella, que era o representante de toda a Frente de Libertação Nacional o que é o único partido político do país.

Foi apenas no ano de 1989 que surgiu o multipartidarismo, e este fato aconteceu principalmente devido a toda a reforma constitucional que acabou com o regime de partido único. Surgiu então a Frente de Libertação Islâmica que é a principal organização oposicionista da frente de Libertação Nacional.

Foi então que a eleição presencial do ano de 1991 acabou sendo vencida pelo representante da frente de Libertação islâmica chamado de Bendjedid. Apesar disto no ano de 1992 acabou ocorrendo um golpe militar que forçou ele a renunciar o seu cargo.

No ano de 2009 Abdelaziz Bouteflika acabou sendo presidente da Argélia pela terceira vez, as acusações de irregularidades na disputa aconteceram também.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!