Página Inicial > Animais > Conheça Alguns Animais Símbolos dos Países

Conheça Alguns Animais Símbolos dos Países

A grande parte dos países do mundo tem algum tipo de animal símbolo, e por isso é interessante que tenhamos este tipo de conhecimento, pois ele é pedido em trabalhos de escolas e principalmente para nossos filhos.

Os animais poderão ser levados em conta como símbolos temporais ou ainda símbolos espirituais como a esperança, a pureza, a perfeição, entre outros. Tudo isto tomando como uma base os traços que são característicos normalmente atribuídos a animais, e muitas vezes os povos reconhecem algum tipo de animal particular como um verdadeiro reflexo da sua própria identidade, e o escolhe ainda como um tipo de emblema nacional, até mesmo internacional no caso das Olimpíadas.

Desde tempos mais remotos os homens vem se identificando com algum animal em particular, e vem tentando captar em todo o seu proveito a força simbólica que é associada a este tipo de animal, procurando o eleger como um tipo de símbolo pessoal.

Mas convém não se esquecer também de que o que é considerado como válido em um local determinado ou ainda em alguma época pode ser totalmente diferente em outros lugares e outras épocas, muitas vezes mesmo em funções de algumas religiões consideradas como distintas. Isto é o que acontece no estudo de conjunto dos símbolos associados a três animais, e por exemplo temos o cavalo, o dragão, e ainda a serpente.

Os animais considerados como símbolos nacionais aparecem em numismática de vários países africanos. Além disto muitos dos animais são símbolos dos zoológicos e suas imagens acabam aparecendo em logotipos de Zoológicos brasileiros. O instituto Butantan por exemplo conta com um símbolo da espécie de cobra a cobra mussurama já que representa o bem contra o mal, o soro contra o veneno, já que este gênero acaba comendo as cobras venenosas.

Confira alguns dos animais símbolos dos países:

Anguilla – rola-carpideira

Antigua e Barbuda – cervo-dama / fragata

Argentina – puma / joão-de-barro

Bahamas – marlim-azul / flamingo-vermelho

Belize – anta / tucano-de-bico-verde

Bermudas – rabo-de-palha

Bolívia – lhama / condor-andino

Brasil – ararajuba e joão-de-barro (não são oficiais)

Canadá – castor / (Moose?)

Chile – cervo-sul-andino / condor-andino

Madagascar – lêmure.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!