Página Inicial > Datas Especiais > Conheça Algumas Religiões Que Não Se Comemoram o Natal

Conheça Algumas Religiões Que Não Se Comemoram o Natal

Nem todos os países mundo afora esperam o natal – a festividade mais importante do mundo cristão – ansiosamente, como acontece aqui no Brasil. Embora a festa tenha se popularizado e, para muitos, perdido o grande toque religioso, em alguns países em que a religião predominante não é o cristianismo, até há uma “certa comemoração”; já em outros, nem sinal do natal. Vamos conhecer alguns lugares do mundo onde não se comemora o natal?

Nos países de tradição islâmica, por exemplo, como Bangladesh, Turquia, Egito, Nigéria, Líbia, Irã, Indonésia, os povos dão maior relevância aos ensinamentos de Maomé, profeta que teria vivido entre os anos 570 e 632 d.C, posteriores a Jesus, e que também teria vindo à Terra, completar  a sua mensagem. Vale ressaltar que os muçulmanos até aceitam a figura de Jesus Cristo como este sendo um dos cinco profetas que trouxeram aos homens a palavra divina. No entanto, eles não consideram a data como algo importante, mesmo respeitando aqueles que a comemoram. Para os muçulmanos, as festas mais importantes fogem completamente da data do natal.

Já nos países em que o Budismo é a religião predominante, como os que estão espalhados pela Ásia –  Vietnã, China, Tibet, Camboja, Coreia do Sul, Butão, Burma, Hong Kong, Japão, Mongólia, Cingapura, Sri Lanka, Tailândia –não há envolvimento direto com a crença em Cristo, portanto, não há natal. O que existe por parte da população é respeito com relação à crença dos cristãos.

Os judeus, por sua vez, comemoram tanto natal quanto ano novo, mas em outros moldes, bem diferentes dos que são vistos no cristianismo. Os judeus não enxergam na figura de Cristo um salvador, embora haja registros e aceitação de que este tenha realmente existido. O natal para os judeus é o Chanukah, que significa festa das luzes em hebraico e lembram as vitórias contra a opressão, a discriminação e a perseguição religiosa.  Vale lembrar que a data comemora a vitória dos judeus sobre os gregos na luta pelo direito de seguir a religião de Moisés.

No hinduísmo também não há comemoração do natal. As principais celebrações que acontecem em países onde há predomínio do hinduísmo – Índia, por exemplo –  as festas são o Durga Puja, o Dasara, o Ganesh Puja, o Rama Navami, o KrishnaJanmashtami, o Diwali, o Holi e o Baishakhi. Estas estão tradicionalmente relacionadas a energias, a danças e a cantos cujo significado é um só: adorar a “energia Divina”.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!