Página Inicial > Esporte > Conheça a História da Fórmula 1 Mundial

Conheça a História da Fórmula 1 Mundial

Toda a trajetória da Fórmula 1 teve seu início com competições realizadas de grandes Prêmios que eram disputados na Europa durante todo o começo do século XX. Com isto apenas durante a Segunda Guerra Mundial foi que acabou acontecendo uma pausa na competição. Todas as competições recomeçaram depois do final da segunda Guerra em setembro de 1945 e até hoje prosseguiu sem que tivesse interrupções em nenhum campeonato.

O começo de tudo, os anos 50

De acordo com membros da Federação Internacional de Automobilismo, foi anunciada a chamada prova inaugural deste campeonato de Fórmula 1 que aconteceu em um sábado em Silverstone na Inglaterra, em uma data que não iria coincidir com um dia religioso do país.

Este campeonato que foi realizado incialmente contava com 6 GP’s dentre eles seriam disputados prêmios apenas na Europa com competidores de circuitos da Inglaterra, de Mônaco, a da Suíça, da Bélgica, França, Itália, entre outros. Desta forma o campeonato acabou se tornando mundial apesar dos carros, bem como as equipes e também os pilotos que competiam nos Estados Unidos em outros campeonatos eram bem diferentes dos da Europa por exemplo.

A decisão de cores dos carros

Todas as cores utilizadas tradicionalmente dos veículos eram o verde para equipes inglesas, e também o vermelho para as equipes italianas, além do azul para equipes francesas e o branco para equipes da Alemanha. Foi durante todo este período que a Fórmula 1 era de forma essencial um esporte, e o mercantilismo não teria ainda tomado conta de suas coisas. Todas as equipes eram mantidas com ajuda de empresas de petróleo bem como as fabricantes de pneus, por isso hoje existe um merchandising em cima disto. E esta obrigação que aconteceu durou até o ano de 1968 quando começou então as divulgações do marketing nos carros de empresas do mundo inteiro.

Atualmente praticamente todos os países possuem uma federação de Fórmula 1 e também foi publicado recentemente uma listagem com os melhores pilotos existentes de todos os tempos, o que fizeram toda a diferença na história da Fórmula 1 mundial.

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário!