Página Inicial > Plantas > Conheça a Bananeira Musa SP

Conheça a Bananeira Musa SP

A bananeira é uma árvore tropical, classificada no reino dos plantaes, da classe das liliopsidas, e pertencente à família das musaceaes. Trata-se de uma das árvores mais populares no Brasil, no entanto, sua origem não é brasileira, como muitos acreditam. A bananeira é oriunda da Ásia, mesmo assim, o Brasil é o segundo maior produtor do fruto da bananeira – a banana. No Estado de São Paulo, a região do Vale do Ribeira é a que se destaca entre todas as demais produtoras de bananeira, das variedades mais consumidas no país. O Estado da Bahia também ganha bastante destaque na produção da fruta.

Classificada como arbusto, arbusto tropical, árvore e árvore frutífera, a bananeira musa sp se desenvolve bem em regiões de clima tropical, subtropical, e tropical. Embora a bananeira musa sp seja uma árvore frutífera nativa, sua origem está cravada em terras mais distantes, as asiáticas. Não é uma árvore de grande porte, está entre o pequeno e mais comumente no médio. Em condições naturais adequadas, sua altura pode chegar até 3.6 metros. Sua luminosidade acontece a sol pleno, e seu ciclo de vida é classificado como sendo do tipo perene.

É uma árvore tropical muito rústica, cujas variações de espécies podem ser tidas até mesmo como ornamentais. É o caso da bananeira musa ornato, que é largamente empregada no paisagismo e em projetos urbanísticos. Altamente produtiva, a bananeira musa sp também se propaga com grande facilidade. Mas, assim como suas primas, não tolera temperaturas muito frias, ventos fortes nem mesmo geadas. Estas podem facilmente acabar com uma plantação inteira.

Vale ainda lembrar que a banana é um fruto que é largamente consumido in natura, mas que pode ser usado para fazer compotas, doces, bolos, vitaminas; pode ser consumida também frita acompanhando outros alimentos salgados.

Há cerca de cinquenta espécies somente de bananeira musa. Dentre elas está a musa sp, que produz uma série de tipos de banana, mas somente algumas são produzidas em larga escala aqui no Brasil. Entre elas estão a banana maçã, a naninca, a pacovan, e a prata. Todas estas espécies de bananeiras estão suscetíveis a um tipo de doença: mal-da-sigatoka-amarela, altamente prejudicial às frutas. A reprodução da bananeira acontece por meio de brotações de gemas laterais do rizoma. O processo pode ser feito a partir de da retirada do rizoma de um exemplar ou pode ser adquirido em um comércio de árvores frutíferas.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!