Página Inicial > Mulher > Estética > Como Tratar e Acabar com os Cravos na Pele?

Como Tratar e Acabar com os Cravos na Pele?

Os cravos são aqueles pontinhos pretos que surgem em torno do nariz, queixo e testa – e em qualquer outro lugar do corpo que eles decidam dar as caras.

Eles são causados geralmente pelo bloqueio de glândulas sebáceas, que ficam próximas à superfície da pele e excretam uma substância oleosa – o sebo. O pontinho preto que vemos não é causado por sujeira, e sim por essa gordura misturada a células mortas da pele, e que oxida em contato com o ar, tornando-o escuro.

As glândulas sebáceas são muito sensíveis a mudanças hormonais, e quaisquer flutuações de hormônios – puberdade, ciclo menstrual, gravidez – podem aumentar a produção de sebo e o risco de cravos.

Outra causa pode ser o acúmulo de resíduo e óleo na superfície da pele pelo uso excessivo de cosméticos e hidratantes ou por uma falta de limpeza adequada.

A boa notícia é que é fácil livrar-se desse incômodo através da limpeza da pele e métodos de extração. Limpe sua pele com um adstringente todas as noites antes de dormir. Nada de esfregar ou usar produtos abrasivos: eles podem causar mais danos do que benefícios, já que o óleo natural da pele é necessário para mante-la saudável e flexível.

Para remover um cravo, é preciso primeiro abrir os poros. Isso pode ser feito simplesmente lavando o rosto com água morna. Pode-se também aplicar uma toalha morna no rosto por alguns minutos. Assegure-se de que suas mãos estão limpas, enrole pedaços de lenços de papel em seus dedos para proteger a pele de suas unhas e aperte gentilmente, retirando o cravo. Caso ele não saia facilmente, deixe-o lá. Forçá-lo pode inflamar a pele e deixar cicatrizes. Se não gostamos dos cravos, imagine de suas cicatrizes. Definitivamente, não é uma boa idéia.

Há produtos específicos para eliminar os cravos. Procure por produtos de limpeza para pele com esfoliantes como sal marinho ou grânulos de pérolas. Limpadores com ácido salicílico, alfa-hidroxi-ácido ou ácido láctico trabalham dissolvendo resíduos e óleo e desobstruindo os poros. Você pode usar também uma máscara de peeling ou tiras adesivas para retirar os cravos da pele.

Uma ótima opção de esfoliante caseiro é o de aveia. Misture duas colheres de sopa de aveia e a mesma medida de mel e passe no rosto com movimentos suaves e circulares, durante dois ou três minutos. Enxágue o rosto com bastante água. Este é um esfoliante suave, recomendado para peles mais sensíveis, pois a aveia ajuda também a nutrir a pele.

Caso você tenha alguma dúvida ou cravos muito resistentes, procure um esteticista, que a ajudará a encontrar o tratamento ideal para banir os cravos e deixar sua pele com uma aparência mais saudável e bonita. Esses profissionais também podem dar dicas de manutenção da pele para manter os cravos longe para sempre.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!