Página Inicial > Entretenimento > Curiosidades > Como são Feitos os Licores?

Como são Feitos os Licores?

O Licor é uma bebida alcoólica doce, que normalmente é misturada com ervas, frutas, flroes, sementes, cascas de árvores ou até mesmo em alguns casos cremes. O termo vem exclusivamente de dissolver misturas, que são utilizadas para a fabricação das bebidas. Os licores ainda não costumam ser totalmente envelhecidos por muito tempo, apesar disto poderão ficar por algum tempo descansando até que possam atingir um sabor ideal e específico.

Sua composição tem um alto teor alcoólico o que varia em torno de 20% vol. e os 28% vol. Este é servido em pequenas taças  e é ideal de ser consumido depois de refeições, e frequentemente são encontrados em bombons e chocolates.

Sobre a composição dos licores

Na composição dos licores podemos citar o açúcar, o xarope, o álcool, além de frutas, plantas e ervas que acabam por sua vez dando aquele aroma característico de cada uma das bebidas. Tudo isto definitivamente devido ao fato de serem principalmente obtidos de produtos que possam ser tradicionais, o que não é precisa a adição de corantes ou mesmo de conservantes junto da bebida.

Outras definições da bebida existem, por exemplo, para os franceses, o licor é um digestivo, para os ingleses, é um drinque específico para alguns momentos. Para os americanos por sua vez é confundido muitas vezes com outros tipos de bebidas, como os chamados xaropes aromatizados de teor alcoólico baixo.

Um rápido histórico da bebida

Toda a destilação de água com líquidos aromáticos é bastante conhecida mas foi apenas a partir do ano de 900 a.C.

A produção dos licores começou a acontecer depois, apenas a partir da idade média é que começaram a ser feitos licores mais elaborados.

A bebida porém foi apenas sofisticada a partir da visita da rainha Catarina de Medicis, e, uma visita realizada na Itália, que levou a receita para a França, e então começou a se difundir a bebida para o mundo.

A bebida é elaborada com uma série de processos, e a garrafa ou o recipiente deverá ser até mesmo agitada diariamente. E de forma geral precisamos ainda agitar a garrafa diariamente.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!