Página Inicial > Artesanato > Como Reutilizar Sobras de Tecido no Artesanato

Como Reutilizar Sobras de Tecido no Artesanato

Quem não gosta de fazer artesanato? Muitas são as pessoas que se dedicam exclusivamente à realização de uma diversidade de trabalhos manuais, sendo que estes são feitos de diferentes técnicas consolidadas e algumas novas que fazem parte do universo do artesanato.

E bota diversidade de técnicas nisso. O artesanato talvez seja a punica fonte de expressão humana que engloba uma série de procedimentos e técnicas que vão a cada dia se renovando, inovando-se e reinventando. E não é para menos. Foi graças a essa capacidade de inovar, implementar e reaproveitar materiais e dar vida a diferentes peças que o homem conseguiu tonar-se o que ele é hoje. E sem a ajuda do artesanato isto seria praticamente impossível.

Um dos materiais que mais ganha destaque no artesanato diante desse contexto é sem sombra de dúvidas o tecido. Desde que o homem conseguiu fiar um tecido e criar uma outra pele para se proteger das intempéries, ele passou a inovar e reaproveitar cada pedacinho de tecido existente. Vale lembra que nem sempre o tecido foi um produto disponível e acessível a todas as pessoas e de todas as camadas sociais.

Pensando nisso, as dicas de artesanato aqui são ideias para reaproveitamento de tecidinhos – aquelas sobras que vão ficando dentro do baú dos ateliês, dos quartos de costura. Tem tecido sobrando em casa? Então, mãos à obra!

Blusas velhas, sobras de outros trabalhos artesanais que levaram tecido em sua composição, tiras de tecido, entre outros aprenda a dar uma bela utilidade para eles.

Podemos começar por aproveitamento de tiras de tecido. Pegue as tiras e transforme-as em flores que podem ser aplicadas em customizações, arcos de cabelos, prendedores de cabelos entre outras. A ideia é fazer uma flor única, mas fica a critério do artesão como trabalhar o seu artesanato.

Ainda pensando em flores, que tal fazer flores de tecido para enfeitar a sua casa? Elas podem ser feitas com base em fuxico – uma técnica muito conhecida para fazer reaproveitamento de pequenos pedacinhos que seriam jogados fora. Faça um belo arranjo de centro de mesa com as suas flores.

Se a quantidade de tecido que tiver sobrado for consideravelmente grande, que tal fazer uma bolsa de tecido? Original, única, exclusiva. É assim que as bolsas feitas por artesãos são classificadas, não é um charme?

Elástico para cabelo. Aproveite as pequenas tirinhas e faça pequenos franzimentos, preenchidos com elástico. Ficam uma lindeza!

Compartilhe: