Página Inicial > Natureza > Árvores > Como Plantar e Cultivar a Goiabeira

Como Plantar e Cultivar a Goiabeira

Goiabeira – Psidium guajava

De nome científico Psidium guajava, a goiabeira é uma árvore de tronco tortuoso e cor marrom claro que solta cascas, com altura variável de 3 a 6 metros de altura, folhas grandes, ovais e opacas de nervuras marcadas. Depois de certo período, estas folhas caem, em especial na primavera, dando o aspecto de que a árvore é decídua. Popularmente conhecida como Goiaba, Araçá-das-almas, Araçá-goiaba, Araçá-guaçu, Araçá-mirim, Araçaíba, Araçauaçu, Goiaba-maçã, Goiabeira, Goiabeira-branca, Goiabeira-vermelha, Guaiaba, Guaiava, Guaiba, Guava, Guiaba, Mepera, a goiabeira pertence à família das Myrtaceaes, e são classificadas como árvores frutíferas.

Desenvolvem-se muito bem em regiões de clima subtropical, tropical e equatorial. Originárias da América do Sul, mas também presentes na América Central, as goiabeiras são árvores que podem chegar a ter mais de 12 metros de altura. Apreciam sol pleno, e possuem ciclo de vida perene.

A goiabeira possui tronco tortuoso, com casca lisa, que quando envelhece se desprende em finas lâminas de cor castanha. Suas folhas são elípticas, de coloração verde clara, pilosas quando jovens e com nervuras bem marcadas. As flores são axilares, hermafroditas, de coloração branca, com longos e numerosos estames. A floração ocorre na primavera, apenas nos ramos produzidos durante o ano corrente.

O que costuma ser mais conhecido é o fruto da goiabeira, a goiaba. Do tipo baga, ovoides, de casca fina, lisa e verde, que se torna amarela quando bem amadurecida. Sua polpa é delicada, doce e perfumada, e pode ser vermelha ou branca, de acordo com variedade. Suas sementes são pequenas, duras, de cor amarelo claro, em formato de rim. Sua frutificação da goiabeira se estende desde o verão até o outono, mas pode ser conduzida através de podas para que dure o ano todo.

Trata-se de um fruto que é muito popular e pode ser largamente consumido. A goiaba pode ser transformada em sucos, doces, compotas, bolos, sorvetes, licores; as folhas da goiabeira também são aproveitadas em chás e diversas infusões de cunho medicinal.

Para quem quiser ter uma goiabeira em seu quintal, ela deverá ser cultivada sob sol pleno, em solos férteis, drenáveis, ricos em matéria orgânica e irrigados periodicamente. Como se trata de uma árvore rústica, a goiabeira adapta-se a diversos tipos de solo, além de vegetar em uma ampla faixa climática, desde equatorial até subtropical. As podas da goiabeira são especiais e efetuadas para formação da copa e frutificação. Não tolera geada ou climas secos. Multiplica-se por sementes, enxertia e estaquias.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!