Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Jardim > Como Plantar e Cuidar de Violetas

Como Plantar e Cuidar de Violetas

As violetas, diferentes de muitas outras flores, não contam com um perfume marcante, mas ainda assim elas são consideradas a preferência nacional. Além de muito alegres, essas flores são extremamente fáceis de cuidar e ótimas para colecionar: não dão trabalho, tem cores e tons diferenciados, não ocupam muito espaço, são muito bonitas e não pesam no seu bolso, costumam custar muito pouco. Ou seja, todo mundo pode ter uma violeta.

 

buque de casamento com violetas

 

E para garantir sempre a beleza dos seus vasinhos de violeta por muito mais tempo, basta conferir alguns passos sobre cuidados especiais.

 

comprar flores violetas

 

Antes de tudo, se você quiser plantar uma violeta, basta colocar no fundo de um vaso uma camada fininha de pedrinhas. Depois é só encher até a metade com duas partes de terra do tipo comum, duas de terra tipo vegetal e uma parte com vermiculita (que é um remédio para combater as pragas).

 

ramos de violetas

 

Depois desses passos, já pode plantar a muda, centralizando a raiz e em seguida completando o vasinho com a mistura de terras e vermiculita. Na sequência é só fazer a primeira rega de forma abundante, até a água escorrer pelo pratinho e pronto.

 

violeta amarela

 

Para os cuidados diários, a primeira questão a ser considerada é referente ao vaso ideal para as violetas: apesar da planta ser vendida, na grande maioria das vezes, em vasinhos de plásticos, as violetas assim como a maioria das plantas, preferem os vasos de barro. Isso, pois eles absorvem todo o excesso de água que pode levar ao apodrecimento as raízes.

 

violeta buque

 

Outro ponto importante é o cuidado referente à água. Nunca molhe as folhas da violeta, atente-se para a terra, pois se as folhas ficarem úmidas poderão apodrecer. Se você tem o costume de colocar água no pratinho, faça pelo menos uma rega na terra uma vez ao mês, assim diminuirá a concentração de sais minerais. Saiba que as violetas não toleram cloro e para eliminá-lo você poderá ferver a água da rega, deixando esfriar antes de usar. Ou então regar com água mineral. No verão, duas regas por semana é suficiente. No inverno, uma.

 

foto de violeta

 

Quanto à luz, a violeta não suporta sol direto. A opção perfeita para ela é ficar num lugar onde os raios sejam filtrados pelo vidro de uma porta ou janela. Para adubar, existem fertilizantes especialmente para violetas.

Compartilhe: