Página Inicial > Artesanato > Como Pintar à Óleo em Azulejos

Como Pintar à Óleo em Azulejos

Você já experimentou pintar à óleo em azulejo? Que tal seguir então este lindo passo a passo que irá te ensinar como pintar em azulejos e realizar lindos trabalhos artesanais?

Para a execução dessa linda dica de artesanato – como pintar à óelo em azulejos – serão necessários os seguintes materiais: tintas à óleo nas cores branco titânio, azul ultramar, azul cerúleo e azul cobalto, acelerador para tinta à óleo  – este pode ser opcional – pincel 6/165, pincel redondo 12/982, pincel chato 10/983, lápis preto para porcelana, primer na cor branca, 4 azulejos brancos, prancha de eucatex, pano de limpeza, recipiente para o solvente, lápis comum ou caneta, izarrás anjo, papel vegetal, paleta e jornal.

Todos os materiais podem ser encontrados em lojas que revendem material próprio para artesanato. Feita a organização dos materiais, siga para o passo a passo.

Em primeiro lugar, é importante fazer a limpeza dos azulejos. Lave-os, pois não pode haver nenhum resquício de gordura neles. Em seguida, junte os quatro azulejos para formar o painel. Procure segurá-los pelas bordas e evitar o máximo possível tocar na superfície branca, para que eles não engordurem de novo. O ideal é colocá-los sobre uma tábua de eucatex, madeira ou até um pedaço de papelão, pois assim poderá transportá-los sem alterar suas posições. Use o que tiver em casa.

Faça a impressão do risco que será pintado no azulejo. Ou, se preferi, desenhe-o à mão. Copie o risco duas vezes num pedaço de papel vegetal com o lápis especial para porcelana. Vire o papel vegetal sobre o painel, de modo que cada metade do desenho coincida com as bordas de dois azulejos, no meio.

Feito isso, passe um lápis ou uma caneta sem carga sobre o risco para transferi-lo para os azulejos: até mesmo passar o dedo funciona. Para a tinta não se soltar do azulejo depois de seca, passe primer sobre os locais do desenho que deseja pintar, incluindo as linhas. Deixe apenas algumas áreas sem o primer, para dar destaque ao desenho.

Depois, coloque um pouco de izarrás em um pequeno recipiente. Não use outro tipo de solvente. Coloque as tintas sobre uma paleta de vidro ou madeira. É possível controlar a secagem da tinta óleo. Caso queira apressar a secagem, use líquido secante, há várias marcas disponíveis no mercado.

Use o pincel mais fino para as linhas e pequenos detalhes, como os olhos e cristas de pássaros, por exemplo. Vá fazendo o uso dos pincéis de acordo com o desenho. Depois de pintado, use um verniz transparente, para tornar a pintura mais duradoura. Aguarde a secagem total, em torno de 48 horas.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!