Página Inicial > Dicas de Compras > Como Financiar um Carro Através de Leasing?

Como Financiar um Carro Através de Leasing?

Com as novas medidas de incentivo para o setor automotivo, que foram lançadas pelo governo na semana passada, alguns carros até mesmo tiveram uma redução de valores de até 10%, e este é um momento certamente muito favorável para comprar seu veículo, apesar disto antes de fechar qualquer negócio é muito importante se analisar as formas de pagamento.

Talvez algumas das formas de pagamento mereça a atenção, o leasing concentra algumas das várias dúvidas existentes dos compradores.

O chamado leaseing, ou também arrendamento mercantil, é um tipo de contrato onde o cliente faz a locação de um bem com a opção de compra. É uma mistura de aluguel e prestação, onde o consumidor, que é chamado de arrendatário deverá ter posse e usufruto deste bem, que ficará registrado como uma propriedade do banco arrendador durante a vigência de seu contrato.

As parcelas que são pagas mensalmente pelo consumidor deverão incluir o valor do aluguel, pela utilização odo bem e também o Valor Residual Garantido (VRG) que é o chamado valor pago pela aquisição do carro.

No ato do seu contrato, as partes deverão definir se uma parcela do VRG deverá ser paga como entrada, caso isto aconteça, se parte do valor for quitado no final do contrato, ele deverá ser diluído através de parcelas mensais.

ferrari

 

Existe com isto um prazo mínimo de dois anos onde o cliente deverá manter o pagamento de suas parcelas. Depois disto poderá optar até mesmo por quitar o carro, o devolver ou mesmo renovar o contrato.

Caso o comprador queira quitar o pagamento do veículo antes do prazo mínimo, o contrato deverá perder a caracterização legal e passará a ser classificado como de compra e venda a prazo por exemplo. Neste caso todas as partes deverão arcar com as consequências legais e contratuais que variam de contrato para contrato.

A principal vantagem de realizar o arrendamento mercantil com relação ao crédito tradicional Direto ao Consumidor é a isenção do chamado Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Apesar disto a redução do IOF passou de 2,5% para 1,5% ao ano e por isso a diferença de valores entre parcelas de empréstimos convencionais e leasing podem não ser tão grande. Consulte seu agente bancário para maiores informações sobre o leasing, e se realmente achar interessante compre agora mesmo seu carro.

 

Compartilhe: