Página Inicial > Artesanato > Como Fazer Uma Casinha de Cogumelo em Cerâmica

Como Fazer Uma Casinha de Cogumelo em Cerâmica

Os trabalhos artesanais feitos em cerâmica podem ser classificados como um dos mais antigos de que se tem conhecimento. Vale lembrar que foi graças à cerâmica que o homem do Neolítico pôde confeccionar uma infinidade de objetos que foram úteis em seu dia a dia. A  arte que é milenar, portanto, foi aprimorada ao longo de sua existência. No entanto, alguns artesãos guardam ainda segredos que eram feitos desde o princípio do desenvolvimento dos trabalhos feitos com o barro.

A dica que selecionamos para você que adora trabalhar com argila – mesmo que seja um iniciante – é de fácil execução e de um resultado muito delicado. Trata-se de um passo a passo que irá ensinar a fazer uma casinha em formato de cogumelo. Para tanto, você irá precisar dos seguintes materiais: argila, barbotina (argila em pasta), estecos, rolo ou cano de PVC, colher de chá pequena, lixa número 230, esmaltes ou tintas acrílicas das cores que preferir.

Vale lembrar que os materiais poderão ser encontrados em loja especializada na comercialização de materiais para artesanato. Depois de organizar os materiais, siga o passo a passo.

Primeiro, pegue e argila e faça uma bola maciça de aproximadamente 10 cm.Pressione-a sobre a mesa, a fim de achatar a base.No alto da bola, faça sulcos profundos com um esteco.Sobre esses sulcos, vá aplicando argila, de modo a formar uma ponta.Para fazer o telhado, abra com o rolo o resto da argila.Com um esteco de arame, corte um círculo de 8 cm de diâmetro. Não precisa ficar perfeito o formato do círculo.

Feito isso, separe a circunferência do resto da massa de argila. O ideal é fazer o processo sobre uma folha de plástico, para não grudar na mesa, ou não manchar a massa.

Faça alguns riscos com o esteco dentro da circunferência e aplique barbotina sobre a ponta da bola e, com muito cuidado, coloque sobre ela o círculo de argila, esticando e pressionando com os dedos. Modele o telhado de maneira que lembre a tampa de um cogumelo. Aplique barbotina no vão entre a casa e o telhado e pressione bem.

Depois, com o auxílio do esteco de arame redondo, abra os buracos da porta e das janelas.Quando a argila estiver em ponto de couro, retire o excesso de dentro da casinha com uma colher de chá, até que a peça fique oca.

Quando a peça estiver seca, lixe-a toda. Depois de queimada, pinte com esmaltes ou tinta acrílica.

Aguarde a secagem total. Peça finalizada.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!