Página Inicial > Artesanato > Como Fazer Uma Capa de Caderno em Estilo Patchwork

Como Fazer Uma Capa de Caderno em Estilo Patchwork

Que tal aprender a fazer uma capa de caderno em estilo patchwork usando apenas papel de presente? Essa é a dica que separamos aqui para você. Veja como é fácil deixar as capas de cadernos bem mais bonitas!

Para fazer este lindo trabalho artesanal – capa de caderno em estilo patchwork – serão necessários os seguintes materiais: 1 caderno de espiral, papéis de presente, cola branca extra da marca que desejar, pincel para cola, régua ou esquadro, mesa de corte , lembrando que este é material opcional, estilete ou tesoura, scarpel azul-marinho ou preto.

Todos os materiais podem ser encontrados em loja de revenda de material destinado ao artesanato.

Feita a organização dos materiais, basta seguir para o passo a passo.

A primeira etapa é fazer cortes de pedaços de papéis de diferentes tamanhos – procure escolher cores que combinem ou façam contrastes bonitos. Para deixar os pedaços bem retos, preferimos cortar com estilete e um esquadro. Procure aproveitar todos os papéis de presente que tiver em sua casa para fazer a decoração das capas de caderno.

Em seguida, abra o caderno e passe cola nas capas, nas partes junto ao arame (ou lombada).
Aguarde alguns minutos, para que a água contida na cola evapore. Lembre-se de que encapar os cadernos em espiral pode ser um pouco trabalhoso, mas nada impossível de fazer.

 Corte um retângulo de scarpel no comprimento do caderno, com largura suficiente para cobrir toda a espiral e pelo menos 2 cm de cada capa. Depois, Passe um pouco de cola nas bordas internas do scarpel (ao longo do comprimento) e coloque-o sobre a espiral, apertando bem as bordas sobre o papelão. Certifique-se de que o scarpel vai ficar bem esticado sobre o arame.
Deixe secar um pouco. Vale salientar que o scarpel é um material fino, parecido com couro sintético, mas com o avesso revestido de papel.

Comece a aplicar os pedaços de papel primeiro sobre o scarpel. Sobreponha-os uns aos outros, mas procure deixar alinhadas as bordas que tocam o scarpel. Nas bordas externas da capa, deixe sobras dos papéis, para poder dobrar depois. Quando a capa estiver completamente coberta, abra-a a e passe cola sobre as bordas.

Depois, dobre as sobras dos papéis para dentro. Para completar o acabamento, ainda na parte de dentro do caderno, cole um retângulo de papel de presente sobre as sobras  – esse retângulo é chamado de “guarda”. Escolha um papel mais claro ou mais escuro do que o resto da capa – preto fica muito elegante.

Para um acabamento mais durável, aplique papel contact para finalizar o trabalho.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!