Página Inicial > Artesanato > Como Fazer Uma Caixa de Costura Forrada

Como Fazer Uma Caixa de Costura Forrada

Sabe aquela caixa de vinho guardada no quartinho e que está sem uso há muito tempo? Que tal transformá-la em uma linda caixa de costura forrada? Essa é a proposta da nossa dica de artesanato. A ideia é aprender a usar cada vez mais material reciclado em trabalhos artesanais. O custo para fazer este tipo de artesanato é muito baixo e há uma procura muito grande por peças que sejam feitas a partir de material reciclado.

Para fazer este lindo trabalho artesanal – como fazer uma caixa de costura forrada – serão necessários os seguintes materiais: caixa para vinhos 23 cm x 31cm com 16 cm de altura,  1/2 m de tecido estampado, 1m 20 de algodão cru fino, retalhos de tecido diversos,   papel kraft de gramatura 180, entretela de papel adesiva, manta acrílica, cola para tecido, tesoura para tecido, tesoura para papel, botões em forma de flores, pincel de cerdas macias para cola, galão bordado de 5 cm de largura, grampeador pequeno, lixa, régua, esquadro, estilete.

Todos os materiais podem ser facilmente encontrados em boas papelarias e lojas especializadas em revenda de material destinado ao artesanato.

Verifique se a caixa precisa ser lixada. Em caso afirmativo, lixe – a com lixa 180 ou 220. Em seguida, corte as abas que fecham a caixa. Corte no tecido uma tira de aproximadamente 1m 10 cm x 21 cm, já incluindo a “folga” para as bordas da caixa. Corte uma tira de entretela de papel adesivo fina – daquela usada para colarinhos e punhos de camisa – do mesmo comprimento da tira de tecido, mas com 3 cm a menos.

Em seguida, coloque a entretela sobre o tecido com o lado áspero voltado para baixo e passe com ferro quente até aderir bem. Retire o papel encerado de trás da entretela. Aplique a entretela com tecido por toda a volta da caixa. Feito isso, ajeite as sobras de tecido no fundo da caixa e cole com cola branca. Vire as sobras para dentro da caixa, corte os excessos e cole.

Para forrar a caixa do lado inteiro, recorte o tecido de algodão cru. Aproveite e corte alguns retângulos de tecido  – 17 cm x 12, 5 cm e 15 cm x 12, 5 cm – para os bolsos. Faça o forro separadamente usando as medidas indicadas. Costure à máquina.

Feito isso, crie uma nova tampa, usando as mesmas medidas e o mesmo processo.

Caixa finalizada.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!