Página Inicial > Receitas e Mesa > Bolos > Como Fazer Um Verdadeiro Bolo de Reis

Como Fazer Um Verdadeiro Bolo de Reis

O bolo de reis ou também conhecido pelo nome de bolo da sorte tem uma história longa e diretamente ligada às tradições cristãs. De acordo com os historiadores, a receita do bolo de reis teria mais de 2 mil anos de existência, considerando-se que o história de Jesus também regula com esta data. A tradição de fazer o bolo de reis acontece sempre no dia 6 de janeiro – dia representativo da chegada dos três reis magos ao local onde estaria o menino Jesus. E esta prática nascera entre os romanos – ou os novos disseminadores da cultura do cristianismo.

O bolo é uma representação dos prováveis presentes ofertados pelos três reis magos ao menino que acabara de nascer e teria uma jornada bastante pesarosa na Terra. A  parte exterior do bolo simboliza o ouro; as frutas secas e as cristalizadas, que são colocadas no interior do bolo representam a mirra; o incenso está representado no aroma do bolo  – as frutas e a forma circular do bolo com um buraco no centro teria a aparência de uma coroa incrustada de pedras preciosas.

Posteriormente, ainda fora incluída a prática de colocar no interior do bolo um pedaço de fava. Na Idade Média, com a institucionalização do Dia de Reis, a receita do bolo de reis correu o mundo católico. A mensagem que o bolo deveria passar era de fartura, prosperidade e renovação dos votos da fé.

Até hoje em todos os países católicos e entre os católicos praticantes, há o costume de comer o bolo de reis em 6 de janeiro. Algumas pessoas, inclusive, antecipam a presença do bolo, tendo – o como uma das delícias que são servidas durante a ceia de natal.

Aqui segue a receita tradicional de bolo de reis para você fazer em casa para a sua família.

Para a massa serão necessários 200 g de manteiga em temperatura ambiente, 1 xícara de açúcar mascavo, 4 ovos, 1 lata de Leite condensado, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento químico em pó, 1 xícara de frutas cristalizadas, 1 xícara uva passa preta sem semente. Para o glacê serão necessários 2 xícaras e ½  de açúcar de confeiteiro, 2 colheres de sopa de leite quente, 2 colheres de sopa de suco de limão.

Bata a manteiga na batedeira até virar um creme. Adicione o açúcar mascavo e junte as gemas uma a uma, batendo sempre até que fiquem bem incorporadas à massa. Acrescente o leite condensado em fio, sem parar de bater. Desligue a batedeira e misture a farinha de trigo peneirada junto com o fermento, as frutas cristalizadas e as passas. Por último, incorpore delicadamente as claras em neve. Asse em forma grande com furo central, em forno médio, preaquecido, por cerca de 1 hora. Desenforme o bolo ainda quente.

Em seguida, misture os ingredientes do glacê e despeje sobre o bolo. Decore com cerejas e folhinhas feitas com figo ou limão cristalizado.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!