Página Inicial > Saúde > Como Fazer um Seguro Saúde e Quais Disponíveis no Mercado Brasileiro

Como Fazer um Seguro Saúde e Quais Disponíveis no Mercado Brasileiro

Todo contrato estabelecido entre partes, sendo que um é definido como segurado e o outro como segurador, podemos determiná-lo como um contrato de seguro. Quando ocorre o que a seguradora denomina como sinistro, ocorre o pagamento de um prêmio seguro, ou apólice. No Brasil, assim como em outros tantos países do mundo, contratos de seguro para diversos assuntos são altamente comuns. Faz-se seguros de automóveis, residenciais, de viagens, seguros em casos de perda de bagagens e seguros de saúde.

Os seguros de saúde, em particular, são muito procurados devido ao precário sistema de atendimento de saúde, bem como dos hospitais e laboratórios brasileiros. O que é uma realidade devido à qualidade de atendimento em outros locais do mundo, aqui é uma necessidade da população que deseja ter uma prestação de serviço melhor e mais eficiente.

Todo e qualquer seguro de saúde é regulamentado pela ANS – Agência Nacional de Saúde. Os seguros são diferentes em seus processos dos comuns planos de saúde ou de assistência médica. Estes apresentam uma rede credenciada ao contratante, tanto no que concerne hospitais, laboratórios e rede médica. Não é possível, portanto, escolher o médico de sua preferência pessoal para atendimento. Também não há reembolso de consultas particulares que forem feitas com profissionais fora da rede.

Já os seguros de saúde se diferenciam justamente neste aspecto. É possível que o contratante faça a escolha pelo profissional que irá atendê-lo, bem com o a rede credenciada. O pagamento ao profissional é feito do ato da prestação de serviço e o contratante do seguro é reembolsado de forma integral. Portanto, todas as despesas médico-hospitalares serão reembolsadas, dentro dos limites do tipo de apólice (cobertura) pré-estabelecida entre as partes, e solicitado pelo titular, ou seja, aquele que estará segurado de forma total ou parcial.

A contratação de um seguro saúde aqui no Brasil deverá ser realizada por intermédio de um profissional credenciado na área de seguros. Isto se dá por conta das necessidades de mediação de conflitos e interesses tanto por parte do segurado quanto das seguradoras. Como elas são instituições financeiras que visam a lucratividade, pontos importantes devem sempre ser esclarecidos antes de se estabelecer qualquer tipo de contrato. Sem contar que, no momento das indenizações, o que não estiver como cláusula especificada – doenças pré-existentes, por exemplo, o segurado corre o risco de não ter o reembolso.

As seguradoras mais conceituadas no Brasil são Porto Seguro, Bradesco Seguro e Itaú Seguros.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!