Página Inicial > Artesanato > Como Fazer um Porta Copos Penny Rug Com Feltro

Como Fazer um Porta Copos Penny Rug Com Feltro

As técnicas artesanais se desenvolveram muito ao longo da história humana. Passam-se os anos, e cada vez mais surge ideias novas e outras aplicações e melhoramentos para técnicas já consolidadas. Uma técnica que vem chamando muito a atenção é a da pennu rug. Trata-se de uma técnica que surgiu os Estados Unidos e consiste em fazer modelagens com restos de lã ou tecido, as quais vão ganhando diferentes formas. A técnica do penny rug foi desenvolvida durante a Guerra de Secessão – período em que tecidos, lãs, e linhas eram todos escassos, e as donas de casa, assim como artesãos, aproveitavam todos os tipos de sobras para tecer roupas, mantas e assim por diante.

A técnica se chama penny rug, porque elas usavam como molde “pennies”. Penny rug, em tradução literal nada mais é do que “tapete de moedas”.

Este tipo de técnica vem se popularizando aqui no Brasil e a partir dela é possível desenvolver uma série de trabalhos bastante interessantes. A dica artesanal aqui ensinará você a fazer um lindo porta copos com a técnica penny rug. Vamos lá?

Para tanto, serão necessários os seguintes materiais: pedaços de feltro de cores diversas, retalho de tecido estampado, retalho de algodão cru fino, agulha para bordar, linhas de bordar em  várias cores, compasso de corte, que pode ser uma peça auxiliar opcional, papel para moldes, tesoura para tecido, tesoura para unhas, lápis.

Todos os materiais podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas na revenda de material para artesanato ou em bons armarinhos.

Feita a organização do material, basta seguir o passo a passo, que é bem simples. Desenhe no papel, com auxílio do compasso, três moldes em círculos nos seguintes tamanhos: 24cm, 10cm e 4cm.Os trabalhos em penny rug costumam ser feitos inteiramente de feltro, aqui a sugestão é misturar materiais. Com o molde maior, corte um círculo no tecido estampado e outro no algodão cru.Passe antes os tecidos, porque rugas e dobras fazem diferença na hora de cortar.Corte os tecidos, tomando o cuidado de deixar uma “folga” de pelo menos 2cm em torno do risco.

Em seguida, junte os dois círculos com os lados avessos para fora e costure à máquina, deixando uma abertura para virar.Antes de virar o tecido, faça pequenos piques na borda, cuidando para não cortar a costura.Vire o avesso para dentro e passe, “esticando” as costuras com o ferro.Aproveite para virar para dentro as bordas da abertura, antes de fechá-la a mão – mas não a feche inteiramente.

Depois, vá dando acabamento aos círculos com alinhavo. Em seguida, corte vários outros círculos, em medidas menores, e vá alinhavando-os, para que sejam costurados dentro dos círculos maiores. Este é o processo chamado de rug. Faça isso em todas as pecinhas que serão costuradas na maior. Uma as pequenas com pequenos alinhavos coloridos. Peça finalizada.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!