Página Inicial > Artesanato > Como Fazer Um Peso de Porta em Formato de Hipopótamo

Como Fazer Um Peso de Porta em Formato de Hipopótamo

Para realizar este lindo trabalho artesanal – como fazer um peso de porta em formato de hipopótamo – serão necessários os seguintes materiais: 25 cm de tecido colorido, agulha e linha para alinhavos, caneta permanente preta, plástico vinílico, espuma acrílica, giz de costura, tesoura para tecido, alfinetes finos, do tipo usado em patchwork, 1 folha de papel, areia.

 

Todos os materiais podem ser encontrados em lojas de revenda de material para artesanato. Depois de organizados, siga para o passo a passo.

 

O primeiro passo é organizar um molde de hipopótamo, você pode fazê-lo à mão livre, ou se preferir, buscar em algum site especializado na internet. Imprima-o e recorte-o.

 

Em seguida, risque o tecido com giz de costura pelo lado avesso; observe nos moldes quantas vezes cada peça deve ser cortada. Risque apenas os dois moldes do corpo no plástico vinílico, com caneta permanente.

 

Lembre-se de que ao cortar o tecido, você deverá deixar uma sobra tanto no tecido quanto no plástico.

 

Essa forração de plástico vai deixar o tecido mais “armado”, como se tivesse entretela, mas também isolará a areia do tecido, prevenindo vazamentos, e impermeabilizando o interior do boneco. Junte cada parte de plástico ao seu correspondente de tecido e prenda com alfinetes.

 

Feito isso, corte as orelhas duas vezes no tecido estampado e duas no tecido rosa. Alinhave cada parte verde numa parte rosa, costure e vire o avesso para dentro. Dobre as orelhas e prenda-as no tecido verde com alfinetes, na posição indicada pelo molde. A parte redonda de cada orelha deve ficar voltada para dentro. Alinhave as laterais na parte de cima, primeiro, seguindo as indicações do molde.

 

Depois, verifique se as orelhas ficaram presas corretamente.

 

Corte as sobras das laterais, e vá para a execução das patas do hipopótamo. Junte os pedaços de tecido das patas de dois em dois e una-os pelas laterais, de modo que fiquem em foram de cones. Com alfinetes, prenda círculos de tecido em cada um desses cones, alinhave e costure. Revire as patas e encha com espuma, prenda-as com alfinetes e alinhave-as. Antes de fazer o fechamento do corpo do hipopótamo, faça também os olhinhos.

 

Aparafuse-os no lado avesso, se quiser deixá-los mais seguros, pingue um pouco de cola quente nas bases. Costure todos os alinhavos à máquina, para não ter perigo de soltar. Lembre-se de que o lado de trás precisa ficar aberto para a colocação da areia.

 

Depois de colocar a areia, feche com pontinhos à mão e finalize com sobrancelhas e boquinha. Peça finalizada.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!