Página Inicial > Artesanato > Como Fazer um Painel Decorativo de Cerâmica com Desenho de Tulipas

Como Fazer um Painel Decorativo de Cerâmica com Desenho de Tulipas

 

Uma prática muito antiga era a de decorar as paredes das casas com motivos em alto relevo. Feitos em argila, os desenhos eram diversificados, de acordo com o gosto pessoal dos moradores. De maneira geral, eram motivos florais, borboletas e até mesmo galhos de árvores. Com o tempo, a prática caiu em desuso, por conta da dificuldade de mão de obra e, principalmente, da facilidade de fazer decoração a partir de outros materiais, como papel de parede, pastilhas, tintas e outros.

Uma das funções do artesanato é buscar inspiração em outros tempos, e renovar algumas ideias. A dica de artesanato que separamos aqui,baseia-se nesse tipo de decoração. A ideia é confeccionar placas de argila com motivos em alto relevo, imitando quadros, para também decorar paredes, e entradas de residências. Embora à primeira vista pareça um trabalho bastante complicado, é fácil de fazer. Você pode usar para decorar qualquer ambiente. Vale lembrar que a placa pode ficar ao natural ou ser pintada.

Para fazer este lindo trabalho artesanal – painel decorativo de cerâmica com desenho de tulipas – serão necessários os seguintes materiais: argila, barbotina, régua, duas tábuas com espessura de aproximadamente 0,8 cm de espessura, rolo de plástico ou um cano de PVC, estecos grandes e pequenos, lixa 230, folhas plásticas para proteção – pode aproveitar os plásticos que envolvem embalagens, ou mesmo sacolas plásticas abertas.

O material poderá ser encontrado em loja que comercializa material destinado ao artesanato. Depois de organizar os materiais, basta seguir o passo a passo.

Primeiro, forre a mesa onde irá abrir a argila com um plástico.Estenda a argila entre duas tábuas, de modo que o rolo se apoie em ambas ao passar sobre a argila.
Isso dará à tábua uma espessura uniforme.É aconselhável cobrir a argila com um plástico, para que ela não grude no rolo.Para corrigir “buracos” que aparecerem sob o rolo, faça sulcos com o esteco e coloque barbotina.

Feito isso, acrescente um pouco de argila por cima, pressionando bem, para evitar bolhas de ar. Depois, recorte um retângulo de 30X16 cm.Risque a figura desejada com um esteco, pode ser com um prego também, ou outro objeto pontudo.Dentro do desenho, faça profundos sulcos com o esteco de madeira, aplique barbotina e ponha a argila por cima, apertando-a.

Em seguida, repita o processo, até conseguir o volume desejado.Para os caules, faça três cobrinhas e “cole-os” com barbotina na placa, nos lugares marcados. Prenda com estecos. Faça as folhas e pétalas. Cole na placa com barbotina.

Deixe a placa secar inteiramente, e lixe-a. pinte com tinta acrílica. Peça finalizada.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!