Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Construção e Reforma > Passo a Passo de Como Fazer um Contrapiso

Passo a Passo de Como Fazer um Contrapiso

Para que não está encontrando mão de obra especializada e precisa fazer o contrapiso do chão para aplicar cerâmicas, revestimentos, ou porcelanatos, saiba que fazer o contrapiso pode ser uma das práticas mais fáceis dentro da área de construção civil. Se, é adepto do “faça você mesmo”, siga este passo a passo e, mãos à obra, literalmente.

O contrapiso é a execução de um piso regularizador de superfície de espessura entre 3 cm a 5 cm, para, em seguida, iniciar o assentamento da cerâmica. Executar um piso ou laje com nível zero-zero pronta para assentar as cerâmicas é muito difícil devido à falta de empresas qualificadas e o custo que realmente é muito elevado. Por isso, é ainda muito comum, principalmente em obras menores a execução do contrapiso. As construtoras de empreendimentos já não fazem mais uso da técnica, pois conseguiram fazer a substituição dele, já em casas a prática ainda é bem usada.

Há um preparo chamado de “pré-aplicação”. Ele deve ser feito da seguinte maneira: os pontos de nível do piso, que são chamados de taliscas, já devem ter sido executados, anteriormente, ou com o auxílio de um nível a laser ou mangueira de nível. A superfície deve ser bem lavada, de preferência com lavadora de alta pressão. Aplique uma nata de cimento com Bianco – para aumentar a aderência do contrapiso.

Na sequência, há o preparo da argamassa. Para fazer contrapiso, a argamassa é mais seca, do tipo polvilhada, com traço 1:3., de cimento e de areia. A areia ideal é a média que deve ser peneirada para tirar os excessos de pedra.

Em seguida, deve – se fazer o mestrado do contrapiso. São aplicados os primeiros traços de argamassa ao longo das mestras para ir mestrando o piso. Não deixe de compactar a argamassa com um soquete de madeira. Depois, faz-se a aplicação da argamassa compactando-a. Espalhe-a entre as mestras. Em seguida, compacte com um soquete de madeira para adensar. É necessário fazer essa compactação porque o traço da argamassa é bem seco.

Uma das etapas finais é o processo de desempenadeira da argamassa. Com a régua de alumínio vá desempenando,  seguindo as mestras formando os panos prontos de contrapiso. O resultado final é bem bacana, já que o piso fica bem lisinho e pronto para receber a argamassa e assentar as cerâmicas. Com o contrapiso executado, deve-se aguardar o processo de  cura que é de 7 dias para somente então fazer o assentamento da cerâmica.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!