Página Inicial > Artesanato > Como Fazer um Aromatizador Spray Artesanal

Como Fazer um Aromatizador Spray Artesanal

 

Aromatizar os ambientes é um costume milenar. Desde a antiguidade, o homem aprendeu a manipular essências para dar um aroma especial aos locais, em particular aqueles em que o culto a determinadas divindades aconteciam. O uso, por exemplo, dos incensos, está ligado também a diversas práticas religiosas.

Embora muitas pessoas tenham perdido o hábito de acender incensos assim como aromatizar os ambientes com essências de flores e outras ervas, é consenso geral que todos gostam de deixar um cheirinho agradável a mais nos ambientes onde circula. Acontece que a cultura de massa se apropriou desse hábito e passou a fabricar inúmeros aromatizadores de ambientes de roupas. O problema é que, em geral, os aromatizadores industrializados contêm substâncias que pode provocar alergias nas pessoas.

Pensando nisso e nas pessoas que gostam dos aromatizadores, mas se limitam a sentir o cheirinho apenas estando fora de casa – para não correr o risco de passar por alguma crise alérgica – que tal aprender a fazer um aromatizador spray artesanal e com produtos totalmente naturais?

Os aromatizadores artesanais são excelentes. Servem para aromatizar os ambientes e também aromatizar roupas que ficam por muito tempo guardadas. São livres de substâncias tóxicas, fáceis de fazer e pode ser facilmente armazenados. Envazados podem durar mais de 6 meses.

Para fazer um aromatizador de ambiente spray artesanal, você irá precisar dos seguintes materiais: 100 a 200 ml de álcool de cereais, 500 ml de água destilada, ou água mineral sem gás na temperatura ambiente, 60 a 80 ml de essência de sua preferência, corante opcional nas cores azul ou verde (mas, evite-os), embalagem com gatilho borrifador.

Todos os materiais podem ser encontrados em lojas especializadas na comercialização de produtos voltados para artesanato.

O processo é muito simples e qualquer pessoa pode fazer, não requer, portanto, grandes habilidades manuais. Coloque em garrafa grande a água, o álcool de cereais, a água e a essência. Adicione o corante se desejar. Sacuda de leve para misturar bem todas as substâncias. Em seguida, despeje em recipientes com gatilho borrifador e está pronto. Basta usar em roupas, ambientes para deixar tudo com um cheirinho personalizado e bem agradável.

Vale apenas salientar que este aromatizador não deve ser usado como amaciante junto à máquina de lavar ou então como produto para auxiliar a alisar e tirar vincos das roupas na hora de passar roupa com o ferro de passar. Ele só dá um toque de perfume à roupa ou ao local onde é usado.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!