Página Inicial > Artesanato > Como Fazer Sabonete Artesanal

Como Fazer Sabonete Artesanal

Para quem gosta de realizar trabalhos artesanais e está em busca de uma nova fonte de renda, uma boa ideia é trabalhar com a técnica da saboaria. Isto porque sabonetes artesanais são produtos muito procurados pelos consumidores de artigos artesanais. Vale ainda lembrar que o Brasil é o segundo maior país no mundo em consumo de artigos para cosméticos, especialmente no que concerne ao consumo de sabonetes.

 

Um dos pontos positivos do mercado de produtos de banho artesanais se deve justamente ao fato de que este não se resume apenas a um tipo de produto. O artesão pode expandir a sua linha de produtos para vários outros segmentos como os sais de banhos, óleos de banhos, esfoliantes, sabonetes líquidos e até sabonetes decorativos e temáticos.

 

Sendo assim, trabalhar com a confecção de sabonetes para ocasiões especiais, como presente, como lembrança ou até mesmo para crianças e, sem sombra de dúvidas, uma ótima maneira de ganhar dinheiro com artesanato.

 

A dica portanto é confeccionar sabonetes básicos – como fazer o sabonete artesanal – para que , posteriormente, seja possível criar vários outros modelos de sabonetes e até mesmo explorar a criação de kits ou uma linha totalmente personalizada e com a sua marca. Vale lembrar que a receita de sabonete é sempre básica, e aos poucos é o artesãos quem faz os acréscimos e as criações.

 

Para a execução desse trabalho serão necessários os seguintes materiais: 1kg de base glicerinada, 30ml de essência, corante alimentício, folhas, flores ou ervas desidratadas, recipiente de esmalte ou de vidro temperado, bastão de vidro ou colher de plástico descartável, forma ou panela para banho-maria, etiquetas de identificação dos produtos, formas de silicone ou fôrmas de chocolate, álcool de cereais, conta-gotas.

 

 

O passo a passo deve ser seguido à risca. Em um recipiente de esmalte, derreta a base de glicerina em banho-maria até dissolver muito bem, junto com o corante. Não há a necessidade de mexer a base enquanto estiver no banho-maria.

 

Quando a base estiver totalmente diluída retire do banho-maria e com um auxílio de um bastão de vidro, mexa a base derretida, afastando a nata que irá se criando. Mexa até acabar a evaporação. Em seguida, Acrescente a essência, coloque em fôrmas para secar com as ervas dentro de 3 horas aproximadamente.

 

Feito isso, desenforme cuidadosamente e acerte as rebarbas. Embale o sabonete com filme plástico e fixe-o com uma etiqueta de identificação.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!