Página Inicial > Artesanato > Como Fazer Pintura Esponjada em Vaso de Cerâmica

Como Fazer Pintura Esponjada em Vaso de Cerâmica

A pintura esponjada com máscara é uma técnica bastante conhecida de artesãos, em especial dos mais experientes, que procuram mesclá-la com outras técnicas no momento de fazer os seus trabalhos e produções.  A técnica da pintura esponjada é relativamente fácil – consiste em cobrir algumas áreas do objeto a ser decorado – vaso, folha de papel, quadro –a ser pintado. O resultado é muito bonito.

A dica artesanal que separamos aqui para você trabalha justamente com a pintura esponjada com máscara. Trata-se da ideia de aplicar a técnica em um vaso de cerâmica decorativo. Boralá fazer?

Para tanto, você irá precisar dos seguintes materiais: vaso de cerâmica, tinta acrílica semi brilho para madeira e alvenaria na cor branca da marca que preferir; tintas acrílicas foscas nas cores azul ultramar, vermelho vivo, amarelo ouro e verde musgo, tintas dimensionais vermelha, azul, verde, branca e amarela; esponjas, fita adesiva média, pincel número 16, pires para tintas.

Lembrando que todos os materiais podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas na revenda de material para artesanato.

Depois de organizar os materiais, basta seguir o passo a passo.

Primeiro, é importante fazer a limpeza do vaso de cerâmica. Lave – o para tirar todas as impurezas e gorduras, caso contrário a tinta não irá aderir. Caso prefira, lixe também a peça, para dar um acabamento de primeira. Lixar ainda ajuda a remover possíveis asperezas da peça.

Em seguida, aplique quatro tiras de fita adesiva no vaso, procurando manter a mesma distância entre elas, na vertical. As fitas devem aderir bem, para que a tinta não entre por baixo.

Feito isso, pinte de branco a área exposta do vaso.São necessárias no mínimo três demãos. Caso deseje acelerar o processo, utilize um secador de cabelos. Coloque pequenas porções das tintas acrílicas em um prato.Aperte-as com a espátula, para facilitar a aplicação na esponja.

Depois, aplique as tintas no vaso com a esponja, de modo a formar manchas com aspecto de flores.Procure deixar certa distância entre elas, de modo que o fundo branco não desapareça.Retire as fitas adesivas.O vaso vai ficar dividido por faixas na cor natural.

Para dar acabamento, pegue a tinta dimensional, faça pequenos pontos coloridos de um lado e de outro de cada faixa, alternando azul, amarelo, vermelho e verde e deixando largos espaços entre eles. Deixe assimétrico. Preencha os espaços entre os pontos coloridos com tinta dimensional branca. Este tipo de acabamento é fácil de fazer e disfarça possíveis imperfeições.

Aguarde a secagem total da peça.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!